O dia 22 de setembro foi de festa para os utentes do Centro de Dia e do Lar de Alvarães com a realização de uma desfolhada à boa maneira do Minho.
A equipa Técnica e a Direção promoveram uma atividade de raiz popular e sabor campestre que motivou muitos utentes da Instituição, sobretudo aqueles que ainda fazem uso das suas faculdades motoras. Foi um regalo ver tantos deles desfolharam o milho, como outrora e muitas vezes fizeram ao longo das suas vidas. A acompanhar este trabalho a que muitos se dispuseram com alegria e boa disposição esteve um grupo musical que deu mais vida a esta “ boa gente” que agora descansa das lides campesinas e que foi pão e suor de muitos deles.
Muitos cantaram também e recordaram, com saudade, tempos passados que no vigor da vida transpunham montanhas de dificuldades e se sentiam senhores das suas casas, das suas terras e das tarefas agrícolas que realizavam. Belas memórias!
Refira-se que o PASA existe desde 1981 e o seu surgimento decorreu de uma outra instituição mais antiga – o Posto de Assistência Médica de Alvarães, fundado em 1950, que já naquela altura dava resposta e apoio na área da saúde através de serviços diários de consulta médica e de enfermagem.
O PASA tem várias valências como Centro de Dia, Lar, Creche, Apoio ao Domicílio, RSI e CLDS.