Desporto em registo semanal

O Centro Cultural de Viana do Castelo (CCV) é o local escolhido pela Federação Portuguesa de Ténis para a seleção nacional masculina defrontar o Brasil, no Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten, amanhã e sábado. O CCV será provido de piso rápido e, em recinto coberto, acolherá a primeira eliminatória da Taça Davis – a maior competição internacional por equipas, no ténis. Este evento é um regresso à cidade de Viana, palco em 2015, de eliminatórias contra a Finlândia e a Bielorrússia, em terra batida e ao ar livre, no Clube de Ténis de Viana.

As duas seleções convocaram os melhores tenistas para este duelo, o primeiro na história dos dois países, numa ronda que dá acesso à Davis Cup Qualifiers, a disputar em março de 2023.

A Federação Portuguesa de Ténis, para acrescentar um fator especial à eliminatória, releva a qualidade do pavilhão multiusos de Viana, do consagrado arquiteto Souto Moura, como um dos espaços mais aptos e aclamados do país. Com entusiasmo, apela à presença em massa do público vianense, para encher a casa e apoiar a seleção portuguesa. Apoio fundamental para garantir a passagem à ronda seguinte, de acesso à fase final.

Numa cidade que pratica o ténis e conta com um clube desde 1960, o evento é um forte estímulo ao incremento da modalidade, e um poderoso cartaz, incentivador da sua prática. 

Surpreendentemente, o desalento também entra em cena, com o preço dos bilhetes fixados para cada um dos dias, notoriamente a esfriar o entusiasmo – 30,00 €! Na atual carestia de vida, tememos que a imoderação da FP Ténis na fixação do custo das entradas, constitua um motivo de desencorajamento de todos quanto gostariam de presenciar, ao mais alto nível, um dos mais belos desportos. 

Seguramente, não será com este tarifário que a juventude, os desportistas e os vianenses serão mobilizados para apinhar o nosso “coliseu”, como se justificava!

A VI edição das Olimpíadas Seniores “Olympics4All”, decorreu em Vila Nova de Cerveira. Estas olimpíadas seniores promovem a prática desportiva junto da população sénior, reforçando o intercâmbio social e cultural entre os participantes. O encontro envolveu cerca de 300 participantes dos 10 concelhos do Alto Minho, e Viana do Castelo fez-se representar por uma delegação de entusiastas seniores. O desporto não tem idade nem validade, mas muita autenticidade! 

Nas séries de Clássicos e Pré-Clássicos, Desportivos Modernos e de Competição, o monte de Santa Luzia foi palco da regressada Rampa de Santa Luzia, no formato Revival desde 2014, promovida pelo Viana Motor Clube e o apoio da CMVC, com mais de 220 participantes. Com forte adesão popular, a Rampa Santa Luzia afirma-se como uma “marca” da cidade. O evento, também contou com 15 inscrições na subida denominada Ladys Serie, exclusivamente destinada a condutoras femininas, de clássicos a desportivos contemporâneos. O novo parceiro Til Motorsport exibiu alguns dos seus modelos exclusivos, assim como 60 modelos Desportivos do Grupo Exotic Cars Portugal. A Alameda João Alves Cerqueira patenteou a exposição dos Clubes de Clássicos e Desportivos. Os calhambeques e carripanas devotadamente guardados, lá subiram Santa Luzia aos soluços!

Diogo Barbosa, piloto vianense – que representa as cores da Associação Clube Moto Galos de Barcelos e também o KEV-Racing Team – sagrou-se no último fim de semana, vice-campeão europeu de aquabike em motonáutica, em prova disputada no lago de Levelek, na Hungria. Campeão nacional de Jet Ski e medalha de bronze no Europeu Aquabike 2020, Diogo Barbosa, persegue uma carreira brilhante. Para quando um clube da modalidade em Viana?!

O ciclismo também se exibiu em Barcelos e aí, Marta Esteves, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, subiu ao pódio em Juvenis, no 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, 3.ª classificada na prova feminina, realizada na Avenida da Liberdade, no Centro de Barcelos. Em Viana, o ciclismo também se veste de feminino!

Aplausos para Maria Enes, canoísta do DKC Viana. A atleta de Darque alcançou o quarto lugar na Final A de K4 200 femininos, no Olimpic Olympic Hopes, que decorreu em Bratislava, na Eslováquia, ficando a 0,20 segundos do pódio. Na final A do K2 200, Maria Enes terminou a prova na nona posição. Um clube em sérias dificuldades financeiras que não desampara os seus atletas internacionais!

A Seleção da Associação de Natação do Minho, integra Vânia Neves, do Viana NC, em grande destaque no Madeira Island Ultra-Swim (MIUS), vencendo as provas de 5000 e 3500 de Master A feminino. A nadadora vianense impôs-se na sua categoria e acumulou subidas ao pódio. Uma atleta consagrada que continua a brilhar!

No Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo, o Benfica, ao vencer o FC Porto, no prolongamento, por 86-93, conquistou a 3.ª edição do torneio. Grandes equipas nacionais competiram no Pavilhão Municipal José Natário. Uma competição de pré-época que merecia mais público!

Victor Martins, de nacionalidade francesa e filho de pai português, de Viana do Castelo, é campeão da fórmula 3 – campeonato de apoio aos Grandes Prémios de Fórmula 1. Após alcançar o 4.º lugar na corrida principal em Monza, Itália, o resultado permitiu-lhe ser campeão, com cinco pontos de avanço para o piloto de Barbados Zane Maloney. Um vianense na alta roda do automobilismo mundial!

Carlos Baptista

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.