Desporto em registo semanal

Os eventos desportivos sucedem-se em Viana, a ritmo trepidante. Encontros, competições, finais, meeting’s, têm chegado ao concelho e à cidade, ora por escolha das diferentes entidades desportivas nacionais ou regionais, ora por candidatura do município, mas também por via do financiamento ou mesmo compra do espetáculo desportivo, pelo executivo autárquico.

Neste frenesim desportivo, antecedendo a VIANA – Cidade Europeia do Desporto 2023, toda a categoria de desporto tem ocorrido no concelho, numa panóplia extensa de modalidades competitivas, de elite ou de massas, de natureza, lúdicos ou de puro convívio. Um caldeirão imenso que abarca o desporto competitivo e o desporto de lazer. Com maior preponderância do desporto-espetáculo, a apelar à participação dos vianenses de forma contemplativa.

O desporto tem uma relevante função social e assume um destacado valor educativo nas sociedades, pelo que o incremento da sua prática não pode ser descurado nem substituído pela mera oferta do “show off” do desporto-espetáculo. O envolvimento da comunidade, o acesso do público aos eventos, o incentivo para que a juventude pratique mais desporto e empreenda mais atividade física, e um financiamento associativo justo e criterioso, têm de ser objetivos lineares de uma sã e adequada política desportiva municipal. 

Num concelho pobre e numa cidade onde faltam equipamentos desportivos fulcrais, reclama-se uma gestão prudente dos recursos públicos, para não serem desbaratados fundos em meros eventos de cartaz, em detrimento do crescimento desportivo local – em instalações, clubes/associações e praticantes.

Expectantes, teme-se que o evento VIANA do CASTELO – Cidade Europeia do Desporto 2023, possa cair na litania dos grandes espetáculos, obscurecer as especificidades do desporto local, e perverter os valores formativos prioritários que o desporto reclama nas sociedades modernas. É que, não o esqueçamos, Portugal continua a ser o país da União Europeia onde menos se pratica desporto!

Os quadros técnicos vianenses, da área do futebol, vão ganhando espaço e visibilidade. Tiago Lenho, natural de Viana do Castelo, deixou o Gil Vicente e assinou por duas épocas pelo Marítimo, onde vai assumir o cargo de diretor- desportivo. Após contribuir para o apuramento inédito do Gil Vicente para as competições europeias, na Conference League, ruma agora à Madeira para novo desfio. Passo a passo, Viana afirma valores desportivos no panorama nacional!

Disso também é prova a representação de Viana nas seleções nacionais. Pedro Neto, natural de Viana do Castelo, e uma promessa segura no futebol profissional, acaba de ser convocado para a seleção Nacional A. Também o jovem guarda-redes André Gomes, natural de Ponte de Lima, recebeu idêntico convite para a seleção Nacional sub 21. Dois jovens formados em Viana, a vestirem a camisola lusa ao mais alto nível!

O vianense Miguel Crespo, às ordens de Jorge Jesus no Fenerbahçe, estreou-se a marcar na 7.ª jornada da superliga turca. Miguel Crespo, titular no jogo e cada vez mais peça fundamental no meio-campo, marcou o terceiro golo da cabazada de 5 – 0 infligida ao Alanyaspor. Na nova experiência turca, o futebolista vianense mostra-se cada vez mais apto!

A cidade foi inundada por cerca de 1.000 Land’s Rover’s para o XIII Encontro Ibérico Land Rover. Até domingo passado, Viana do Castelo foi palco dos entusiastas ibéricos daquele jipe, no seu encontro anual obrigatório. Muito “chassi” para acomodar em pouco espaço, abarrotaram os parques!

O centenário Sport Clube Vianense, reforça as modalidades com a criação da secção de bilhar. Os campeões vianenses Vânia Franco e Henrique Correia, são os dois integrantes da novel secção que se apresentará em circuitos individuais, nacionais e internacionais. O SC Vianense espera abrir uma escola de bilhar que contará com os campeões, como treinadores. No limiar dos 125 anos, o mais representativo clube da cidade diversifica-se!

Na Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, após a conclusão da quinta e última prova que decorreu em Avis, João Cruz, vianense que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, concluiu a prova na terceira posição e garantiu a vitória na categoria de Sub-23. Virgínia Moreira, da equipa vianense da SAERTEX, dominou a Taça de Portugal em Master 40, terminando a prova com um total de 162 pontos. A valia dos atletas de Viana a imporem-se aos demais! 

André Pinto, atleta do Viana Remadores do Lima que está ao serviço da Seleção Nacional, vai disputar na quarta-feira, a Semifinal E/F do Campeonato do Mundo de Remo de Seniores, que decorre em Racice, na República Checa. Para se apurar para a Final E terá de ficar nos três primeiros lugares. O remo de Viana sempre a brilhar em todos os quadrantes!

No hóquei em patins, o agora denominado Campeonato PLACARD, viu o Juventude de Viana estatelar-se no passado fim de semana, em Barcelos, ante o OC Barcelos por 3 – 1. Começou mal a equipa de Viana, mas, espera-se que corrija a trajetória. A paixão vianense, falará mais alto. A competência técnica dos amarelinhos virá ao de cima!

O vianense Tomás Freitas (SCV), sagrou-se vice-campeão do mundo júnior nos Kneeboard Surfing World Titles, o melhor resultado para Portugal, no Mundial de Kneeboard, realizado na Costa Nova, em Aveiro. Na estreia numa competição mundial, o jovem de 17 anos e com espinha bífida, sendo o único competidor com deficiência, arrecadou a prata, para prestígio de Portugal. O jovem superou-se em mar adverso e promete treinar diariamente!

Na serra de Sintra, a EDV – VIANATRAIl esteve imparável e alcançou o título de campeã nacional de Trail Sprint e Miguel Arsénio, o de campeão nacional de Trail Sprint.  A equipa de Viana, EDV-VIANATRAIL liderou desde o início os 21 km da prova, numa demonstração enérgica de querer e vencer. Uma equipa vencedora que consolida a liderança no Trail Sprint.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.