Desporto em registo semanal

O lema capital do 10.º RALI DE VIANA DO CASTELO era – “Rali com segurança sempre em primeiro lugar”. Decorria a super-especial no Campo da Senhora da Agonia, com milhares de espectadores a assistir, quando pilotos e público ficaram a saber que a 2.ª secção da prova, para decorrer durante todo o dia de sábado, não se iria realizar por razões de “segurança”! O imbróglio em que a organização (Clube Automóvel de Santo Tirso e CMVC) se meteu, estava previamente anunciado. O estado de alerta decretado pelo governo na quinta-feira passada, em face das previsões de altas temperaturas, impedia o acesso a áreas florestais. A prova estava comprometida! 

Com 80 pilotos inscritos, o percurso do Rali de Viana, este ano, tinha 263,4 km de extensão, dos quais 72 cronometrados, com a nova prova especial de classificação, Mujães – Geraz do Lima, a atravessar algumas áreas florestais.

Como se impõe nestes pressupostos adversos, as autoridades nacionais são inflexíveis, atentas as condições climatéricas extremas. A sibilina imputação da responsabilidade à GNR, não deixa de assumir uma indisfarçável tentativa de salvar a organização.  

Convenhamos, faltou coragem e determinação para cancelar o evento, no tempo certo. Prevaleceu a imponderação. E da organização só nos podemos queixar da falta dela!

A vianense Vânia Oliveira Franco (FC Porto) conquistou o título de campeã nacional de Pool, organizado pela Federação Portuguesa de Bilhar, nas Termas do Bicanho (Soure). Na final, ante uma sua companheira de equipa no FC Porto, Vânia Oliveira aplicou um contundente 6-0. A meia dúzia valeu um título nacional mais que merecido!

Os XIV Jogos do Eixo Atlântico, contou este ano com uma representação de 60 atletas de Viana do Castelo. A edição deste ano decorreu na cidade da Maia e contou com 2400 atletas, a maior representação de sempre, de várias cidades do norte de Portugal e da Galiza, em representação de 28 cidades do Eixo Atlântico. Os atletas de Viana do Castelo competiram nas modalidades de natação, basquetebol, atletismo e voleibol. Mais do que a competição, prevalece a promoção do desporto e o convívio entre jovens dos dois países!

A equipa do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, sagrou-se no fim de semana passado, campeão nacional de Trail Ultra Endurance XL. Nesta primeira edição, a prova teve início na emblemática Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e chegada na Vila de Cinfães, após os atletas enfrentarem as 100 milhas (160 km). Uma duríssima prova com final feliz para os valentes vianenses!

Os nadadores José Couteiro e Vânia Neves, do Viana NC, mostraram as qualidades que os notabilizaram na natação nacional, ao estarem em grande destaque no XXIII Campeonato Nacional de Master, Open de Verão, que se realizou em Reguengos de Monsaraz. Os dois nadadores de Viana do Castelo conquistaram mais títulos de Campeão Nacional, e ainda novos recordes nacionais. José Couteiro sagrou-se campeão nacional nos 100 m bruços. Vânia Neves conquistou dois títulos nacionais: 400 m livres e 400 m estilos, estabelecendo novo recorde. A quem aprende nunca esquece e campeão uma vez, campeão para a vida!

Fernando Pimenta, o campeoníssimo e estrelado atleta de Ponte de Lima, que pontifica no Benfica, revalidou o título de campeão nacional de velocidade em K1 1000 metros. Uma vitória esperada de um atleta que não deixa escapar uma oportunidade de ser campeão!

Os Jogos Náuticos regressam a Portugal, de 11 a 15 de julho, reunindo cerca de 400 jovens atletas entre os 12 e os 18 anos em Viana do Castelo. O Comité de Desportos Náuticos do Atlântico confiou a organização da 23.ª edição dos Jogos Náuticos Atlânticos  à capital do Alto Minho, vencedora do Prémio Atlantic City no ano de 2018. A cerimónia de abertura dos Jogos ocorreu na terça-feira, na Praça da Liberdade. Do norte de Portugal ao País de Gales, 35 regiões do Espaço Atlântico Europeu vão asseverar as identidades celtas e a dimensão marítima!

A capitã da Seleção Nacional de Futsal Feminino, Ana Azevedo, com mais de 100 internacionalizações ao serviço de Portugal, vai jogar na próxima época em Viana do Castelo, ao serviço do Santa Luzia Futebol Clube. A famalicense foi considerada a melhor jogadora da fase final do último europeu. Uma das melhores jogadoras portuguesas opta por Viana do Castelo! 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.