Dia da Criança comemorado com transmissões

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, assinalado no último dia 01, Viana do Castelo utilizou as redes sociais para transmitir circo, teatro e histórias aos mais novos. Pelas 18h, a Câmara Municipal vai transmitiu um espetáculo de circo através do Facebook do Município. Já o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana preparou uma programação especial para o Dia Mundial da Criança e para o regresso aos jardins de infância.

Foi transmitida uma mensagem pelo Teatro do Noroeste – CD nas redes sociais, bem como o espetáculo “O Autómato”, com encenação Graeme Pulleyn e interpretação de Chico Pires, Patrícia Ferreira e Pedro Roquette. Mais tarde foi a vez d’ “O Gato das Botas”, com encenação de Fernando Gomes e interpretação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Helena Ávila, Samuel de Albuquerque e Tiago Fernandes.

Também a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo se juntou às comemorações com a publicação, nas redes sociais, de histórias para os mais novos.

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país. Em Portugal é celebrado no dia 01 de junho contemplando atividades diversas, a pensar nos mais pequenos.

Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo flagelado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente, bem como a China, entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas diárias.

Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar diligências para defender as crianças. Foi assim que nasceu a United Nations Children’s Fund – (UNICEF) que tinha como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.