Dia de S. Martinho

O dia 11 de novembro, dia de São Martinho, é o dia do nosso padroeiro, e este ano apesar das dificuldades inerentes à pandemia, a Comissão de Festas em exercício, não deixou passar este dia sem alegrar toda a freguesia durante o dia com música gravada.

O altar-mor foi devidamente ornamentado com muito gosto e esmero, pelas zeladoras Ana Marques e suas colegas, que quiseram abrilhantar o dia do nosso padroeiro com muito gáudio.

O nosso pároco padre Gaudêncio Gigante também esteve presente ao celebrar uma missa em honra do nosso padroeiro.

Durante muitas dezenas de anos, a festa de São Martinho sempre se realizou no seu dia, 11 de novembro, dia do padroeiro, ou no domingo mais próximo. Neste dia para além das cerimónias religiosas, sempre presentes, comiam-se castanhas e provava-se o vinho novo, havia um adágio popular que no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho.

Há registos que em 1705 no dia 11 de novembro houve festa que constava de missa cantada, sermão e procissão onde se integravam cumpridores de promessas que se faziam transportar em caixões, costume abolido em 1918. Apesar de todos estes anos passados o nosso padroeiro nunca foi esquecido pelo povo de Vila Fria.

Em 1960 muita população emigrou para França e só regressava à terra no verão, sobretudo no mês de agosto, altura que muitas empresas encerravam para férias naquele país. Como no mês de novembro os dias são mais pequenos, os dias muito instáveis em termos climatéricos, e para que os nossos concidadãos pudessem participar nas festividades as comissões subsequentes optaram por realizar as festividades no primeiro domingo de agosto, e assim se mantém até aos dias de hoje. Devido às restrições impostas em consequência da pandemia não houve festividades nos últimos dois anos.

Esperamos que em 2022 tudo volte à normalidade e possamos confraternizar nas festividades da nossa terra.

Parabéns à comissão em exercício e às zeladoras pelo bom gosto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.