Dia de Santa Marta – Hoje é feriado

Em Santa Marta de Portuzelo, uma grande parte da população, no dia 29 de julho faz feriado. É o dia de Santa Marta, dia da sua padroeira. E tudo começa pela manhã, com atos carregados de simbolismo: Missa solene, às 8h, concluída com o empossamento do novo Mordomo da Cruz Paroquial, a que se segue, por parte da Comissão de Festas da Romaria, o içar da Bandeira, indicador de uma comunidade em festa.

Simbolismo significativo no presente dia, porque a Missa, seguida da entrega da Cruz Paroquial, são momentos que desde logo vêm introduzir a vertente cristã da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, cuja celebração, no essencial, não há pandemia que destrua.

E simbolismo ainda na escolha do dia da entrega da Cruz, já que, após a “atualização” e “representação” sacramental do Sacrifício do Senhor, que se dá e vem ter connosco, preocupamo-nos em logo aí venerá-la e agradecer e saudar aqueles que foram e os que serão seus guardiões devotos e zelosos, durante um ano, anterior e nova família do Mordomo, respetivamente, de José Vianinha e de Manuel Alves. É uma magnífica forma de começar o dia, que não tem o convívio à mesa, habitualmente partilhado na Preguiça, à hora do almoço, mas termina com novo e especial “banquete”, nova Celebração Eucarística solenizada e partilhada por sacerdotes amigos e ligados à paróquia, também a começar às 8h, mas da tarde/noite. E todos desejam que seja a parte final de mais um dia marcante, na esteira do Papa Francisco, se vivido «como um momento festivo que quebra a rotina e ajuda a experimentar a alegria da fé».

Para aqueles que a não professam, que sintam nos outros, minimamente, uma contagiante alegria de quem sente que está a comemorar algo que é comum e com o sentido de que, como seres de relação que somos. a melhor expressão se traduzirá no sentir de que fazemos parte uns dos outros. «Ninguém é uma ‘ilha’ distante e isolada. Precisamos uns dos outros, até para nos sentirmos ‘pessoas’», dizia o P.e Valdemiro ao referir-se às ‘Festas de Verão’, em 2009.

Está à venda um estandarte, adaptado do cartaz deste ano, da autoria do pároco e presidente da Comissão de Festas, Rev. P.e Christopher Sousa. Pode ser adquirido na sacristia, no CPR-Santa Marta, na Papelaria Rústica e na Junta de Freguesia. Além da homenagem que muitos prestam à padroeira com a colocação do mesmo nas suas residências, todos quantos o adquirirem estão já a ajudar os responsáveis pela Romaria a custear as despesas. Com o intuito de saldar estas, foi anunciado um peditório personalizado, porta a porta. Se todos ajudarem, por pouco que seja, os responsáveis dormirão, com certeza, mais sossegados.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.