Nos dias 11 e 12 de novembro, Melgaço celebra o Dia Mundial do Enoturismo com atividades a decorrerem em vários pontos da sub-região de Monção e Melgaço. O programa contempla um leque de ações em diferentes adegas e distintas propostas, que visam a promoção do território enquanto destino de enoturismo de excelência.
Uma caminhada pelas vinhas, visitas a adegas e provas gratuitas, uma tour enoturística em bus panorâmico com visita a produtores locais e degustação de produtos regionais, rafting no Rio Minho e visitas gratuitas à Rede Melgaço Museus são as sugestões, numa organização do município mais a norte de Portugal em articulação com as várias entidades participantes, aderentes da Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço.
A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço foi criada pelos dois concelhos para divulgar as suas tradições vitivinícolas, dinamizando o enoturismo do território. Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus, empresas de animação turística e agências de viagens unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de vinhos de excelência.
O Dia Mundial do Enoturismo é assinalado a 12 de novembro. Para comemorar a efeméride, todos os membros da Recevin (European Network of Wine Cities) e da Ametur (Associação Mundial de Enoturismo), como o é o caso do município de Melgaço, fomentam iniciativas e eventos relacionados com o turismo ligado ao setor vitivinícola. A data pretende valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da suas culturas, património e tradições, assim como dos agentes locais de enoturismo.