Amanhã, dia 30 de setembro, a partir das 10h, vai decorrer a sessão comemorativa da 11.ª edição do Dia do Património das Misericórdias.
O evento vai reunir académicos, especialistas, técnicos e responsáveis de património das instituições para discussão e reflexão.
O Dia do Património é organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP e pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.
Nesta 11.ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.
Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.
A comemoração da 11.ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).