No próximo fim de semana, véspera do Dia dos Namorados, Ponte da Barca “EmBarca no Amor”, com atividades “mobilizadoras da participação do público em geral, a todos convidando para se deixarem envolver pelo espírito romântico e festivo da quadra”.
O átrio dos Paços do Concelho e a Praça Dr. António Lacerda, em frente do edifício, serão o palco principal do evento que inclui muita doçura e flores, exposições, cartas de amor, concursos, desfiles, música romântica, dança, artesanato.
Uma passadeira vermelha dará acesso ao espaço, onde a “Exponamorados”, cuja inauguração está agendada para as 15 horas de sábado, recriará todo o ambiente inspirador dos apaixonados, com muito romantismo, flores, doces e um brinde especial, com morangos e espumante produzido pela Adega Cooperativa local.
Trata-se de uma mostra que resulta de uma parceria com a associação de artesanato Artebarca e o comércio local, registando ainda a atuação de “Grupos de São Valentim” e a participação do Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A música e a dança marcarão o ritmo, aquecendo ainda mais os corações, que, para memória futura e também para uma mensagem aos distantes, poderão registar o momento com uma fotografia calorosa, a publicar nas redes sociais e guardar no álbum das recordações. Os mais requintados poderão ainda (re)viver ou imaginar a emoção da viagem no dia do casamento, sentando-se em luxuosos automóveis clássicos recuperados com todo o rigor e, eventualmente, dar uma volta pelas ruas da vila de Ponte da Barca.
O artesanato inspirado na temática do amor será rei e senhor, merecendo destaque uma exposição de lenços de namorados e um workshop sobre esta expressão artística popular, às 16 horas de domingo.
“Amor à Moda Antiga – Cartas de Amor”
Outra exposição que dará vida ao espaço e despertará as emoções mais profundas tem a ver com as “Amor à Moda Antiga – Cartas de Amor”, uma aposta que procura preservar uma tradição muito forte noutros tempos, avivar memórias de um passado cada vez mais distante e valorizar a expressão da riqueza humano dos sentimentos.
Na sequência do concurso aberto à participação da comunidade em geral e da comunidade escolar, a mostra tem como lema a máxima de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) segundo a qual “Todas as cartas de amor são/ Ridículas./ Não seriam cartas de amor se não fossem/ Ridículas. //(…) “Mas, afinal,/ Só as criaturas que nunca escreveram/ Cartas de amor/ É que são/ Ridículas.”
Num convite a uma leitura atenta – mas não ciumenta – estarão cartas de agora e de outrora, textos de avós e de netos, num abraço de várias gerações, e também excertos dos nossos clássicos, como Almeida Garrett (carta de Carlos a Joaninha, nas “Viagens na Minha Terra”), Camilo Castelo Branco (correspondência entre Simão e Teresa, no “Amor de Perdição”) e Fernando Pessoa, com as suas famosas “Cartas de Amor”.
No domingo, Dia Mundial da Rádio, a estação de rádio “Barca Fm” acompanhará o evento, com vários diretos e entrevistas aos pares mais criativos e aos vencedores dos diversos concursos. Entre outras simpatias, os galardoados terão direito a um jantar romântico num restaurante de Ponte da Barca. Promovido pela Câmara Municipal, o “EmBarca no Amor” conta com a colaboração da Adega Cooperativa, da restauração e do setor da pastelaria, do comércio local, da Artebarca, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e do Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas.