Dia Mundial do Lionismo

No último dia 8 ocorreu o “Dia Mundial do Lionismo” que os cerca de 1, 4 milhões membros espalhados por mais e 47 mil clubes distribuídos por todo o mundo celebraram com as mais diversas iniciativas.

Quando em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários a que pertencia, o Business Circle of Chicago, que era necessário ir para além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo, dava-se início aquela que viria a ser a maior ONG (Organização Não Governamental) reconhecida pela ONU.

Após contacto com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional, a 07 de junho de 1917 em Chicago, Ilinóis, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a “Associação de Lions Clubes”, e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. O estatuto, regulamentos, objetivos e o código de ética foram aprovados.

Em três anos, o Lions tornou-se uma organização internacional. […] O nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado. Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. […]O Lions Clubs International atua fundamentalmente nas áreas de serviço da Diabetes, o Meio Ambiente, o Alívio à Fome, o Cancro Pediátrico e a Visão. Para além destas áreas de atuação, cada Clube atua localmente de acordo com as necessidades das comunidades em que se inserem. Os Clubes são mantidos integralmente pela sua estrutura associativa, sendo que todas as campanhas de angariação de fundos destinam-se integralmente às causas que as originam.

O Lions Clubs International trabalha com a Organização das Nações Unidas desde a sua fundação em 1945 para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo facto esse que comprova ser a única instituição a possuir todo o ano um dia exclusivo na ONU. Em 2007 o Lions Clubs International foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, tendo sido também em 2016 indicado para o prémio Nobel da Paz 2017.

Duarte Marques (Lions Clube de Viana)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.