Dignamente honrada a padroeira Senhora da Graça

Na realidade é mesmo assim, todos os anos no dia 15 de agosto e naqueles dias que o antecedem, conforme o calendário, celebramos, em Carreço, a festa em honra da nossa padroeira, Nossa Senhora da Graça. Este ano não foi exceção, embora contidos na envolvência pandémica que nos afeta as relações públicas. As festas foram, quase a totalidade, de cariz religioso e celebradas com todo o seu esplendor e dignidade.
Na semana que antecedeu o dia festivo teve lugar a novena preparatória participada por muitos devotos da Senhora da Graça.

Na véspera, no dia 14 agosto, foi celebrada a Eucaristia com sermão em Honra da Nossa Padroeira, pela alma das pessoas que fizeram parte ao longo dos anos das comissões de festas e por todas as vítimas da Covid-19. Os fiéis, uma vez mais, compareceram esgotando, neste tempo de pandemia, os lugares disponíveis da igreja. No final das cerimónias, o andor da padroeira saiu até ao cruzeiro do adro, tendo os fiéis aguardado no interior da igreja. Foi de uma extrema beleza e simplicidade este momento, coisas que a Covid-19 nos proporcionou e ficam na retina de cada um.

Seguiu-se a inauguração da exposição “Memórias das solenes festividades de Nossa Senhora da Graça”. Foi uma excelente ideia trazer este tema para a realização de uma exposição, porque material não faltou. Na visita que fizemos à exposição tivemos oportunidade de constatar a alegria de muitos visitantes pelo facto de poderem relembrar momentos vividos nesta mesma festa em anos passados, alguns dos quais com muitas décadas.

Aconteceu também, nessa tarde, a abertura do serviço de bar, em take away, e onde eram cumpridas todas as regras de segurança. Pelo movimento que se verificava eram mais as encomendas do que o material para as satisfazer.

No dia 15 agosto, às 11 horas foi celebrada, no exterior da igreja, em modo campal, a Eucaristia Solene e o Sermão em Honra de Nossa Senhora da Graça, este proferido pelo nosso jovem padre João Basto.

Às17h30 em substituição da procissão solene teve lugar a recitação do terço e a homenagem a Nossa Senhora da Graça. Terminaram as cerimónias com a ida da nossa padroeira novamente ao cruzeiro, nos mesmos moldes que no dia anterior, sendo recebida na igreja ao som do cântico do seu hino: Senhora da Graça/Que do Mar vieste/Reparti connosco/Do bem que trouxeste.

Assim terminaram as festas da Senhora da Graça deste ano, das quais guardamos nos nossos tímpanos um murmúrio de alguém que dizia “com certeza gosta mais de uma festa assim”, possivelmente a Senhora da Graça o saberá.

Terminamos dando os parabéns à Comissão de Festas pela dedicação e empenho que tributou à causa e pelos objetivos e brilho alcançados. Souberam ser resilientes, obrigado.
Foram estas as festas de Carreço deste ano de 2021, mais conhecidas pelas festas da Senhora da Graça, possivelmente para o ano voltarão ao seu formato normal, oxalá que Deus o permita, assim como sua mãe, a Senhora da Graça.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.