Documentário “O sopro do diabo” sobre incêndio de Pedrógão chega a Portugal

“From Devil’s Breath” é o documentário de Orlando Von Einsiedel, produzido por Leonardo DiCaprio, que aborda o grande incêndio de Pedrógão Grande de 2017, e vai ser exibido esta semana em Portugal, revelou a Cinemas NOS.

De acordo com a exibidora, o filme será mostrado entre sexta-feira e domingo em Lisboa, Loulé, Viseu, Funchal, Aveiro, Braga, Matosinhos e Coimbra, no total de 24 sessões.

Os bilhetes têm “um custo simbólico de cinco euros e parte da receita será doada a um projeto de reflorestação a selecionar pela Casa do Impacto”, que é um ‘hub’ de inovação promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, refere a exibidora.

From Devil’s Breath é uma curta-metragem documental de 40 minutos que conta a história de sobreviventes do grande incêndio de Pedrógão Grande, no verão de 2017, que vitimou 66 pessoas.

A equipa de produção e coprodução do filme reuniu várias pessoas, entre as quais o ator Leonardo diCaprio e os jornalistas Tiago Carrasco e Catarina Fernandes Martins.

As gravações para o documentário decorreram no início de 2020 e retratam a história de Nádia Piazza, que perdeu o filho e que foi presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, de um dos feridos graves, Vítor Neves, do bombeiro Sérgio Lourenço e de Sofia Carmo, dinamizadora de projetos de reflorestação na área afetada, disse à agência Lusa o jornalista Tiago Carrasco, no final de 2021.

A história dos sobreviventes e daquilo que aconteceu em Pedrógão Grande é cruzada com o trabalho e perspetiva do ecologista inglês Thomas Crowther, com trabalho na restauração de ecossistemas, que também esteve em Pedrógão Grande e que propõe soluções para a problemática, explicou.

Segundo o jornalista, a produção chegou a pensar em fazer o filme na Califórnia (Estados Unidos) ou na Austrália, mas acabou por escolher o caso de Pedrógão Grande, “por ter sido tão devastador, tão concentrado e uma tragédia com uma enorme perda de vidas”.

Lusa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.