Conforme atempadamente anunciado, foi no dia 25 de junho que a sede da Junta de Darque foi palco de nova Assembleia de Freguesia.
Contando com uma afluência muito razoável de darquenses manifestamente interessados tanto em ouvir os representantes das forças políticas presentes, como em partilhar as respetivas ideias, questões e angústias que apoquentam, a mais recente reunião de freguesia teve muito e de tudo. Trocas acaloradas de impressões, dúvidas em discussão, consensos, elevação e temas que marcam – e marcarão – o rumo da vila.
Embora represente assunto antigo, a construção de uma rotunda na zona mais conhecida por ‘Martins – Darque’ continua matéria incontornável. Tão incontornável como a mais recente preocupação local, o fecho do Posto CTT da localidade. Quer um, quer outro tópico levaram mesmo à criação de duas moções que acabaram por ser divulgadas na sessão da passada sexta-feira.
Redigida pelos eleitos da CDU, a moção intitulada “Encerramento do Posto dos CTT em Darque” começa por mencionar as dimensões territorial e populacional da vila, que, segundo se refere no documento, “possui mais de uma dezena de grandes superfícies comerciais, pequeno comércio, restauração, hotelaria, espaço de arraiais turísticos, grande extensão de praia, turismo de natureza, indústria, construção naval, associações de recreio, culturais e desportivas”. Tendo Darque como “uma maiores freguesias urbanas do Concelho de Viana do Castelo”, lembradas “a forte atividade industrial e exportadora de São Romão do Neiva e a implantação e expansão de grandes superfícies comerciais em Darque” e “confrontados com a informação de que o único posto dos CTT em Darque encerrará em 30 de junho de 2021”, os autores da proposta lançaram a mesma à aprovação da Assembleia, pretendendo que dela se fizesse uma “moção de recomendação” à Câmara Municipal de Viana do Castelo. Os objetivos passarão por instar o Município a encetar “as devidas diligências junto da Administração dos CTT e do Governo, para que esta situação seja revista e seja avaliada a possibilidade de reabertura de uma loja com banco CTT”, pretendendo-se, igualmente, que aquele organismo “publicite as ações que vier a desenvolver no sentido de tentar devolver aos darquenses e a toda a população da margem esquerda do Lima, um serviço necessário e essencial”.
A moção cujos excertos agora se partilham acabou por gerar consenso entre os elementos da CDU e do PS presentes, tendo sido aprovada por unanimidade.
Por sua vez, aprovada pela maioria dos eleitos foi a moção tendente à “construção de rotunda, acessibilidade e revitalização comercial na Quinta da Bouça”. Enaltecendo uma solução que “tanto a CDU como o PS sempre defenderam e que passaria pela construção da rotunda”, o documento, também criado pelos constituintes da CDU, pretendeu que da Assembleia de Freguesia se deliberasse “apelar ao Sr. presidente da Câmara e restante executivo Municipal, para que se proceda a uma reformulação do projeto de Requalificação da Quinta da Bouça, de forma a que o mesmo contemple a construção de uma rotunda no cruzamento ‘do Martins Darque’”.
COMEMORAÇÕES
Estava a sessão de assembleia de freguesia a caminhar para o final, quando o presidente da Junta, Augusto Silva, solicitou um último momento de partilha.
A intenção, essa, visava a divulgação do Programa Comemorativo dos 35 anos de elevação de Darque a Vila, data a celebrar no próximo dia 03 de julho.
As atividades em destaque expandir-se-ão sobretudo ao longo do próximo sábado, relevando-se o seguinte: A partir das 10h30, pela Casa das Artes, dar-se-á a apresentação de um Teatro para bebés, através da exibição da peça “Da Terra do Mar”, produzida pela Companhia de Teatro Krisálida. Por via das restrições já sabidas impostas pela crise pandémica que vigora, o acesso ao evento dá-se mediante pré-inscrição.
Da parte da tarde, pelas 16h, espaço para a inauguração, também na Casa das Artes – Núcleo Museológico, da “Exposição de Artes Tradicionais – Ripeca Dantas”, através da qual se promoverá espólio do renomado artista, José Dantas Lima. De salientar que tal exposição poderá ser visitada para lá de dia 03 de julho, continuando a Casa das Artes aberta ao público a 06, 07, 08, 09, 10, 13, 14, 15, 16 e 17 do mesmo mês. Os que procurarem percorrer a iniciativa nos dias descritos, deverão fazê-lo entre as 14h30 e as 18h00.
Por último, e já pela noite, nota para o espetáculo de Cinema ao Ar Livre que, de começo marcado para as 21h30, decorrerá no Centro Cívico da vila, num registo, contudo, particular. Também marcado pelas limitações decorrentes da pandemia, o evento ocorrerá em modo drive-in, sendo que quem a ele aderir, deverá preparar-se para ter acesso a algumas horas de espetáculo, impreterivelmente, a partir do banco do seu carro. Para aceder à ocasião, deverá diligenciar-se com o executivo da Junta de Freguesia a melhor forma de articulação.
Parecer de Delegado de Saúde Pública obriga Associação de Reformados a cancelar evento
Agendado para o dia 26 de junho, o Convívio de São João, organizado pela Associação de Reformados de Darque, contava já com programa estipulado.
De patrocínio garantido e, inclusivamente, divulgado pelas redes sociais, o evento foi, ainda assim, cancelado por via de um parecer desfavorável à realização efetiva do mesmo, conferido pela Delegação de Saúde Pública do Alto Minho.