“É uma festa do povo”

A tradição Pascal de Fontão volta a erguer-se para receber o povo. Norberto Fernandes é o mordomo da Cruz que em 2019 foi escolhido e até hoje mantém-se firme e com a certeza que tudo vai correr bem. “Sinto-me preparado para receber toda a gente. Esta é uma festa do povo, onde vamos juntar todas as pessoas em momentos de convívio e alegria. Fontão merece”, e salienta que “só quem vive esta festa, é que sabe este amor e dedicação que temos”.

Ainda sem um número exato, o tradicional almoço de páscoa deverá ter cerca de 400 pessoas, contudo, o mordomo da Cruz confessa que apesar do empenho será um ano mais triste porque, durante estes anos faleceram parentes próximos que gostava que estivessem presentes.  As preparações são muitas e a importância da família é fundamental. “É uma logística muito grande. Ter que legalizar tudo, seguros e a presença dos Bombeiros para se encarregarem que tudo está em ordem para o fogo de artifício. Mas compensa. E a família e a população ajudam muito. Mas vamos fazer o que a freguesia merece, porque isto não é nosso, é da freguesia, de Fontão. E nós queremos que toda a gente esteja presente sem exceção”. 

Questionado sobre os valores desta iniciativa, Norberto não consegue dar uma estimativa, pois considera que é “incerto lançar um valor porque para além de ainda não ter feito contas, até ao último segundo pode chegar sempre alguma coisa”. Durante a refeição, a mulher de Norberto vai percorrer as diversas mesas e entregar um raminho de laranjeira ao escolhido, e confessa que já tem a escolha feita. “Nas visitas que fizemos às casas, observamos quem pode ser um potencial escolhido. Vemos o amor e a dedicação. E sim, já tenho a minha escolha feita”. Escolha essa que será revelada no tradicional almoço de domingo de Páscoa.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.