Ecopista do rio Minho vai ser recuperada

Valença já começou a recuperar a ecopista do rio Minho, danificada com as cheias e inundações ocorridas em janeiro de 2023, num investimento de cerca de 300 mil euros, revelou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, aquela câmara do distrito de Viana do Castelo afirma que foi iniciada a obra entre Chamosinhos e Cristelo-Covo.

A empreitada implica “a recuperação do troço da ecopista em toda a frente ribeirinha da freguesia de São Pedro da Torre, numa extensão de 2,5 quilómetros, entre a ponte romana da Veiga da Mira e o regato em Chamosinhos”.

Os trabalhos implicam a “estabilização dos taludes entre a ecopista e o rio, com a implantação de elementos suporte de reforço, bem como a correção do piso em todos os locais danificados”.

A intervenção vai respeitar o traçado original da ecopista, pretendendo-se ainda “garantir a sua estabilização em situações futuras de cheias através de enrocamento nas zonas mais sensíveis”.

De acordo com o município, a obra vai ser financiada pelo contrato programa que a Câmara Municipal assinou com a Direção Geral das Autarquias Locais – DGAL e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN relativo à reparação dos danos provocados pelas cheias e inundações ocorridas em janeiro de 2023.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.