ROSA GONÇALVES quer dar força a Cláudia Marinho
A CDU apresenta uma equipa liderada por Rosa Gonçalves, administrativa. Prometem lutar pela pavimentação e melhoramento de arruamentos; remodelar e da maior atenção à praia fluvial; alargar a rede de gás a toda a freguesia e não onde o concessionário quer; tentar resolver o problema dos perigos com a circulação de pessoas junto ao Pingo Doce e Farinheiro, resultante das dificuldades de estacionamento de viaturas pesadas; retorno da gestão pública da água ao município; exigir a criação de um lar de idosos decente, com acento tónico no direito «da melhor qualidade de vida aos nossos avós»; apoio à população mais carenciada;
Apoio às atividades das associações e de todas as comissões de festas; empenho em desbloquear a remodelação do recinto desportivo e cultural da ACD Santa Marta. Entendem ser necessária uma autarquia mais reivindicativa e que pressione a câmara municipal, «sem esperar benesses caídas por favor». Afirmam-se «uma equipa de homens e mulheres que se propõe ser uma verdadeira alternativa, tendo como principal objetivo trabalhar para o Desenvolvimento, Afirmação e Progresso da nossa freguesia!»
Mais afirmam que a sua presença neste ato eleitoral tem também como objetivo dar força e apoiar os candidatos CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal: Cláudia Marinho e Filipe Vintém.
NUNO FERRAZ com credenciais para a Revolução Rosa
A campanha do PS, com Nuno Ferraz a liderar a equipa, vem pautando o seu trabalho com divulgação e explicação do que pretende para a freguesia de Santa Marta de Portuzelo. A equipa segue o seu caminho, educada e responsavelmente, indiferente à soberba e tentando superar os ataques à honra. A sua preocupação, diz o Nuno, é «dar a conhecer um programa que inclui projetos ambiciosos, que darão origem a espaços e equipamentos que alterarão a fisionomia da freguesia». Não foi um programa feito a correr, mas que vem sendo elaborado há meses, com critério e procurando responder aos anseios das pessoas.
«Como equipa, temos a motivação, a ousadia, a irreverência, que aliadas à entrega a esta causa, nos dão mais força e coragem para fazer evoluir SANTA MARTA DE PORTUZELO».
Para a sua execução, Nuno Ferraz apresenta-se como alguém experimentado, que na qualidade de Diretor de Obra foi responsável, entre outros, pela execução de redes de saneamento no município de Cantanhede; Creche em Lavos (Figueira da Foz); construção de parques infantis, nomeadamente do Souto de Santa Marta (infantil e geriátrico), da Praia Norte, de V. N. Cerveira e de Castelo do Neiva; reabilitação dos cemitérios de Perre, Outeiro e Vila Franca; Lar da Areosa (em execução), para focar obras pertinentes numa autarquia.
Agradece à equipa que o acompanha, pois é com a entrega de todos que os trabalhos desenvolvidos e apresentados têm sido de excelência. Esta é uma amostra da nossa capacidade de trabalho e prova que somos capazes de lutar PELO FUTURO DOS SANTAMARTENSES. Os Capitães de Abril deram-nos a liberdade com a Revolução dos Cravos; nós queremos fazer acontecer a REVOLUÇÃO ROSA, que projetará SANTA MARTA NO FUTURO.
Temos na equipa um grupo de trabalho especializado na área da Saúde e na Assistência Social; na área da Gestão, elementos especializados em gestão de empresas, gestão de associações e preparação e lançamento de concursos públicos; na Cultura, uma equipa capaz e com formação para dar continuidade ao já existente (o que está bem conserva-se ou melhora-se); na Arquitetura, elementos com formação para elaborar e liderar os projetos que nos propomos realizar e já referidos no nosso manifesto eleitoral; no Desenvolvimento Económico, pessoas à altura da importância deste sector, concretamente a captação de fundos de investimentos e apoio às empresas.
A NOSSA FONTE DE INSPIRAÇÃO E A “MINHA GENTE”, SÃO TODOS OS SANTAMARTENSES.
São relevantes no programa: as medidas para a ação social (atravessamos um período extremamente sensível, que trouxe às famílias grandes dificuldades). É fundamental estar atento aos efeitos colaterais da pandemia, criando estratégias de apoio que vão de encontro às necessidades. Em paralelo, mas não menos importante, e de acordo com aquilo que os SANTAMARTENSES identificam, torna-se necessário criar medidas estruturantes para atenuar lacunas na área de apoio direto às famílias; a saúde, entre elas a aquisição de desfibrilhadores para as escolas e para eventos desportivos; projetos: encetar negociações para lar de idosos; rio Lima e ribeira de Santa Martinha, com requalificação das margens e construção, na Praia da Preguiça, de instalações sanitárias e outro equipamento de apoio; para o desporto e lazer; o parque empresarial; o parque de estacionamento e de apoio às festas; a incubadora de empresas no edifício da ex-escola de Samonde; a rede de trilhos pedestres e de bicicleta; a ciclovia na margem do rio Lima; o prolongamento da Avenida Cidade de Viana; a requalificação do Largo do Souto da Silva, ouvida a sua Associação de Festas.
ALICE ANTUNES e o seu tripé “as pessoas conhecem-me, eu não prometo, eu faço”
A campanha da coligação PSD/CDS “SEMPRE por Santa Marta de Portuzelo” tem vindo a manifestar confiança numa grande vitória, dizendo mesmo a líder Alice Antunes, «aguardar que nos presenteiem com uma VITÓRIA ESMAGADORA.» «UNIDOS VAMOS PROMOVER O NOSSO PROJETO, com uma política de Verdade, Responsabilidade e Liberdade, onde honraremos o passado, daremos presente e daremos acima de tudo esperança e confiança para olhar o futuro com otimismo.»
Do seu programa destaca-se, na área da Ação Social e Saúde: Participar e colaborar nas reuniões da CSIF (Comissão Social Interfreguesias); articular com o Movimento de Caridade Cristã na sinalização e encaminhamento de situações de vulnerabilidade social; apoiar o Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo na viabilização de respostas sociais não existentes na freguesia; realizar encontros temáticos, úteis e inovadores que se ajustem às necessidades da população; criar programa “A JUNTA VEIO CÁ A CASA” (pequenas intervenções em situações urgentes); colaborar com a Associação de Dadores de Sangue nas campanhas de recolha; criação de um “BANCO DE SAÚDE” para medicamentos e outros produtos de saúde em articulação com a USF Cuidarte, para combate ao desperdício; criação do projeto “O MEU SONHO” que tem como objetivo realizar o sonho de uma família de Santa Marta
Na Educação: Articular/Acompanhar as escolas da freguesia e a escola profissional procurando assegurar uma resposta mais eficaz e eficiente que vá de encontro às suas necessidades e solicitações; colaborar com os estabelecimentos de ensino da freguesia na limpeza e manutenção dos espaços verdes; propor ao Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito a dinamização de um projeto interescolas de dinamização de sensibilização para limpeza e arranjo de espaços públicos; celebração do Dia Mundial da Criança e Dia Mundial da Árvore, em articulação com o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito:
Na Cultura: colaborar com o Comité Organizador Paroquial das Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 no acolhimento aos jovens participantes; manter e expandir o espaço museológico do linho, tendo em vista não perder as raízes e história tão rica em usos e costumes desta freguesia; dinamizar workshops com artesãos locais para incentivar a aprendizagem de artes e ofícios de forma a evitar que se percam no tempo; criar espaços, locais de animação e difusão cultural em articulação com juntas de freguesia vizinhas.
Junta e População: criação do “CANTINHO DO CIDADÃO” – ajudar e encaminhar na resolução de diversas questões quotidianas; dar informação e esclarecimento sobre as mais variadas áreas da sociedade; apoiar na interação com os serviços públicos via internet (serviços públicos digitais); reforçar a relação de proximidade com os santamartenses.
No Desporto e Associativismo: incentivar as Associações à criação de novos eventos desportivos; criar um calendário anual de atividades e promover encontros interassociativos para reforço de laços e troca de experiências.
Nas Infraestruturas e rede viária: identificar os locais da freguesia com carência de bocas e/ou marcos de incêndio e promover a respetiva instalação.
Projetos: Reabilitar a antiga Escola Primária de Samonde em espaço de Cowork (partilha do mesmo espaço por várias empresas; requalificação do Souto da Silva; concluir a negociação e projeto de ampliação do Cemitério.
Santa Marta de Portuzelo, fiel às suas tradições democráticas, prepara-se para um verdadeiro dia de festa da democracia. Sempre foi assim, sobretudo após o 25 de Abril e assim será este ano. A participação costuma ser grande e não há razões para que não seja ainda maior. Assim todos façam aquele mínimo que se pede (já que não se pode exigir) a cada cidadão: depositem o seu voto, livre e conscientemente. Para isso, cada um busque a informação que cada candidatura lhe faz chegar às mãos. A informação aqui disponibilizada é uma síntese, que não corresponde, por falta de espaço, aos programas e projetos sujeitos a escrutínio. E no domingo que vença a DEMOCRACIA.