Nas eleições presidenciais realizadas no passado dia 24 de janeiro que permitiu a reeleição do Professor Marcelo Rebelo de Sousa para um segundo mandato, em Alvarães verificaram-se os seguintes resultados:
Marisa Matias – 25 votos
Marcelo R. Sousa – 584 votos
Tiago Mayan – 27 votos
André Ventura – 102 votos
Vitorino Silva -49 votos
João Ferreira – 14 votos
Ana Gomes – 74 votos
Houve ainda 12 votos em branco e oito votos nulos. Votaram 895 eleitores.
Vacinação contra o Covid-19
No passado dia 29 de janeiro, sexta-feira, a vacina contra a pandemia da Covid-19 chegou a Alvarães. Foram vacinados os utentes do Lar de São José que receberam a primeira dose. Registe-se que ainda não ficaram totalmente imunes, esperando-se que daqui a três semanas estes idosos venham a receber a 2.ª dose que os protegerá contra este vírus que galgou fronteiras e se instalou em todo o lado.
Legalização
das Casas na Telheira
Para uma melhor compreensão expliquemos: A Telheira é uma vasta zona, no lugar da Costeira, em Alvarães, onde durante séculos se explorou o barro e se fabricou, em fornos artesanais, a telha e o tijolo.
Com a industrialização e o aparecimento das unidades fabris, as ditas Fábricas Cerâmicas como a Ceral, a Rosas e a Campos (que já existia), os fornos deixaram de funcionar, caíram e muitos alvaranenses, moradores na zona, construíram aqui as suas habitações que não puderam legalizar porque os terrenos eram propriedade da Junta de Freguesia.
Só agora e após aturadas, longas e dispendiosas diligências da Junta de Freguesia e dos Serviços de Cartografia e Arquitetura da Câmara Municipal, é que há condições para que esses moradores possam registar aquilo que é seu, a casa e o quintal.
Estatística
Como é do conhecimento geral, o INE (Instituto Nacional de Estatística) de dez em dez anos leva a efeito a contagem geral da população portuguesa. Este ano, 2021 vai ser realizado o Recenseamento Geral da População e para isso está aberto o concurso para recrutar recenseadores para o efeito. Se está interessado contacte: Recrutamento. INE.pt.