Eleições presidenciais de 2021 em segurança

As eleições presidenciais, em Santa Marta de Portuzelo, decorreram em segurança sanitária quase perfeita, graças à organização do ato, pela junta de freguesia. Para isso contribuíram o bom aproveitamento do espaço disponível, ao serem tomadas as medidas mais avisadas para um evento desta natureza, face à situação pandémica: informação bem elaborada e visível; boa organização nos itinerários de entrada e saída das 4 mesas de voto; disponibilidade de desinfetante para os eleitores antes e após a votação; vigilância no cumprimento estrito da distância entre eleitores. Achamos que foi feito um excelente trabalho e congratulamo-nos com isso.

Quanto às eleições em si, a afirmação cívica dos santamartenses traduziu-se na participação de 1.606 eleitores, que resultou numa abstenção de 54,77%. É uma abstenção elevada nesta assembleia de voto, se comparada com a de 2016, de 44,19% com 1.897 participantes. A pandemia tem a sua quota-parte de justificação, mas não será o único fator, pois enquanto em 2016 Marcelo Rebelo de Sousa obtinha 907 votos contra 509 de Sampaio da Nóvoa, nestas eleições, conseguiu 1.018 votos, contra 193 de Ana Gomes e 156 de André Ventura.

O facto de haver um ‘vencedor anunciado’ e a inexistência de um candidato oficialmente apoiado pelo Partido Socialista também terão contribuído para que esta abstenção se equivalesse à média nacional (não contando a votação no estrangeiro, de 98%). Aliás, não existisse a candidatura de André Ventura e ela seria, muito provavelmente, bem superior.
Resultados: Marcelo Rebelo de Sousa, 1.018 (mais 111 que em 2016); Ana Gomes, 193; André Ventura, 156; Vitorino Silva, 60 (menos 5); João Ferreira, 57; Marisa Matias, 53 (menos 101); Tiago Mayan, 33; brancos, 19; nulos, 17.

DO CONFINAMENTO
A freguesia depara-se com medidas restritivas já conhecidas de todos e parece visível que a gravidade da situação que o país vive está a ser interiorizada pelos santamartenses.

Na atividade comercial e industrial são notórias as preocupações pelo cumprimento das medidas decretadas; a junta de freguesia sinalizou a proibição do uso dos bancos públicos, mantém encerradas as instalações sanitárias do adro e da ex-Escola de Fonte Grossa, os parques infantis e o cemitério, onde voltou a colocar uma coroa de flores à entrada, símbolo de que a saudade jamais apagará a memória dos que partiram antes de nós.

A atividade religiosa mantém suspensos todos os atos presenciais, com exceção da pastoral socio-caritativa, tendo o pároco, Rev. P.e Christopher, retomado a transmissão da Eucaristia via Facebook, na página do Centro Paroquial de Santa Marta, às 19h, de 3.ª feira a sábado e às 11h de domingo.

Por favor: por si, pelos seus, por todos, secundamos o pedido das autoridades “FIQUE EM CASA”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.