O projeto de eletrificação da Linha do Minho deverá estar concluído até final de 2020. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Infraestruturas, em Viana do castelo, à margem da assinatura do protocolo para a execução da nova via do Vale do Neiva.
Jorge Delgado adiantava que “temos a previsão que a eletrificação possa ficar concluída até ao final deste ano. Essa é a nossa melhor estimativa”. Adiantando que o valor total, de Nine a Valença, rondará os 100 milhões de euros.
Em julho de 2019 foi inaugurada a eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo, num valor de 16 milhões de euros.
O secretário de Estado falou de três intervenções para “aumentar a eficácia do ponto de vista competitivo para o transporte de mercadorias”. Jorge Delgada apontava “por um lado, eletrificar e por outro sinalizar de forma eletrónica com sinalização de nível internacional e terceiro aspeto e não menos relevante dotá-la de capacidade para operar comboios com 450 metros criando pontos de cruzamento de comboios”.
Questionado pelos jornalistas sobre o pórtico do Neiva, o secretário de Estado disse que “a estratégia relativamente aos pórticos tem sido nesta fase pelo ministério da Coesão Territorial, porque se trata de um assunto transversal a todo o país. Não somos nós, Infraestruturas, que iremos liderar esse processo”.