A 9ª edição do projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, foi apresentada em Ponte de Lima numa cerimónia que se realizou na Villa Moraes. O principal objetivo é promover e potenciar os produtos endógenos do concelho, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico
Num conjunto de 12 eventos, a realizar durante o período de outono e inverno, sendo que a Feira da Educação, Ciência e Tecnologia já se realizou no início do presente mês, atraiu milhares de visitantes.
A cerimónia contou ainda com a presença de uma comitiva da Expourense, que apresentou o Xantar 2022 – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, a realizar em Ourense de 9 a 13 de novembro.
O projeto Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal, ao qual o Município de Ponte de Lima é associado desde o primeiro momento, foi também apresentado pelo Secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda. Trata-se de um projeto que visa contribuir para a promoção enoturística das regiões, potenciando a divulgação e o conhecimento nos mercados turísticos.
Marcou presença nesta sessão, o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, que destacou as potencialidades turísticas deste território, reconhecendo que Ponte de Lima possui “tão grande potencial e tão valor, aqui mergulha-se na autenticidade, com cheiros e sabores da tradição limiana”.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, assegurou que “com a realização destes eventos, o Município de Ponte de Lima proporciona a participação desde o pequeno produtor às empresas de maior dimensão, num circuito que a todos beneficia, bem como ao consumidor final que tem, desta forma, a oportunidade de encontrar uma panóplia de bens e serviços ao seu dispor. Sejam eles materiais ou imateriais, pois esta é também uma oportunidade para visitar ou revisitar Ponte de Lima, viver ou reviver momentos especiais, aproveitando a nossa belíssima paisagem, o nosso imensurável património histórico e cultural e conviver com as nossas gentes. Para além dos eventos de promoção gastronómica, de valorização dos nossos recursos endógenos, o Município promove um conjunto de feiras direcionadas para diferentes públicos em áreas tão distintas como a Educação, Ciência e Tecnologia, Ambiente e Energia, Noivos e, ainda, aquela que é totalmente dedicada às nossas crianças”.
O autarca recordou que “este projeto representa um investimento na ordem dos 200 mil euros. Não se trata de uma despesa, é, de facto, um investimento e um esforço financeiro por parte do Município, pois consideramos que o retorno que provoca à economia local e nossa população é merecedor desse esforço, não apenas no imediato mas também a médio prazo, por não deixar quebrar um contínuo de ações, mantendo a visitação como uma constante.”
O projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, mantém a mais-valia de condições especiais na estadia e na restauração, já que, durante os períodos em que se realizem estes eventos, as unidades hoteleiras aderentes ao projeto atribuem um desconto de 10% em alojamento, noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.