O Lar de Santa Teresa celebrou, no último sábado, o 145 aniversário. Homenagens, entrega de títulos e bênçãos fizeram parte da cerimónia, que juntou colaboradores e amigos da Instituição.
“São os 145 anos celebrados numa perspetiva muito positiva. Os colaboradores e as entidades deram feedback positivo. Esperemos que daqui a cinco anos, nos 150 anos, se possa celebrar”, refere o presidente da Direção. Augusto Parente elogiava os colaboradores, que “facilitam o trabalho da Direção”.
“Esta Instituição foi constituída pelos nossos antepassados. Passaram aqui pessoas muito abnegadas, que fizeram muito pelo Lar de Santa Teresa. Vamos continuar e esperamos que os vindouros façam melhor e deem melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e que recebam os utentes com muito carinho e amor”, frisava Augusto Parente.
Na cerimónia foram homenageados seis colaboradores, que em 2019, 2020 e 2021 cumpriram 25 anos de serviço. João Santos; Maria Passos; Maria Parente; Maria Emília Martins; Arcília Balinha e Ana Maria Cerqueira receberam lembranças da Direção porque “vestem a camisola”. A educadora Maria Emília Martins manifestava que “sinto-me bem, por estar a trabalhar aqui”. Adiantando que “já estou aqui há 25 anos e não me vejo a trabalhar noutro local”.
João Santos agradeceu a distinção e espera reformar-se na Instituição. “Completei ontem 60 anos e espero continuar aqui até à reforma”, disse.
A Direção do Lar de Santa Teresa decidiu também entregar títulos honoríficos. A título póstumo foram lembrados D. José Pedreira, bispo emérito e o sócio José Martins.
Soares Pereira foi distinguido como sócio honorário, pois “contribuiu para a modernização das instalações com o objetivo de realizar sempre melhor os seus fins”. Emocionado, o atual presidente da Assembleia Geral agradeceu a distinção, e garantiu: “as instituições são o espelho dos trabalhadores que nelas trabalham. Estes merecem todo o nosso apoio”.
Também o antigo autarca vianense, José Maria Costa, recebeu um diploma de mérito. “Quando estamos ao serviço da comunidade devemos fazer o melhor. Esta Instituição é uma referência em Viana do Castelo e no país”, dizia o atual secretário de Estado do Mar.
A Câmara Municipal, na pessoa de Luís Nobre, foi também lembrada pelos “donativos protocolados”, que contribuem “de forma relevante” para a missão do Lar de Santa Teresa. O autarca vianense manifestava que “estamos ao serviço das nossas instituições”. Enaltecendo o papel do Lar de Santa Teresa na criação de condições de vida para muitas jovens.