Empreendedorismo jovem motiva intercâmbio

Jovens da Espanha, da Turquia, da Bulgária, da Itália, da Grécia e de Portugal reúnem-se em Viana do Castelo para abordar a temática do empreendedorismo jovem.

A Associação Juvenil de Deão (AJD)m de Viana do Castelo, promoveu o intercâmbio europeu “Boosting Entrepreneurship”, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com a Asociazione Antares (Itália), a Asociacion Xuvenil Vrenza (Espanha), a Civil Protection Volunteers (Grécia), a Ulke Capinda Egitim Organizasyonlari Dernegy (Turquia) e a Damski club – Pavlikeni (Bulgária).

Trinta jovens destes países partilharam, durante oito dias (entre os dias 04 e 11 deste mês), experiências, usos e costumes, línguas, culturas e têm ainda espaços de debate, aprendizagem e reflexão sobre a temática do empreendedorismo jovem na área do património cultural, utilizando metodologias de educação não formal.

O desemprego jovem é um flagelo que afeta muitas famílias e, sobretudo, os sonhos e as aspirações da juventude de diversos países, que tem de ser combatido. Em 2016, 20,8% dos/as jovens dos países da OCDE não trabalhavam, não estudavam e não estavam em formação, indica um relatório divulgado pela OCDE.

O empreendedorismo destaca-se como uma importante ferramenta para a promoção do emprego jovem. Para tanto, é necessário que os/as jovens conheçam e debatam as melhores formas para se tornarem empreendedores/as, e adquiram ferramentas para concretizarem os seus próprios projetos – é neste sentido que esta problemática foi tida em consideração pela AJD quando apresentou este projeto.

Como 2018, por iniciativa da União Europeia, é o Ano Europeu do Património Cultural, a AJD associa-se também a esta celebração, promovendo este intercâmbio onde a diversidade e o diálogo interculturais servem de mote para mostrar como a cultura e o património podem fomentar o desenvolvimento social e económico da Europa, e consequentemente, serem um campo fértil para as iniciativas empreendedoras dos/as jovens.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.