O executivo Municipal, aprovou, por unanimidade, a instalação de uma nova fábrica na Zona Empresarial da Praia Norte. A proposta apresentada pelo vereador Luís Nobre mereceu acolhimento positivo por todos os eleitos na reunião de câmara de 25 de julho.
O investimento na ordem dos 420 mil euros ciará 20 postos de trabalho. O vereador do Planeamento e Gestão Urbanística explicava que “a EMENASA Lusitana, empresa ligada à atividade naval, engenharia e instalação de equipamentos elétricos, vai instalar-se em dois lotes” daquele parque empresarial. Luís Nobre manifestava também que haverá “requalificação das fachadas dos pavilhões já existentes, substituição de coberturas, refuncionalização do interior e instalação de equipamentos”.
A EMENASA Lusitana é uma empresa ligada à atividade naval, engenharia e instalação de equipamentos elétricos. É constituída por “12 empresas com 600 funcionários que trabalham juntas, trocando know-how, tecnologia e experiência para oferecer soluções eficientes e inovadoras. A experiência acumulada durante mais de 60 anos de existência permite ao grupo realizar a manutenção integral de navios, engenharia, fabricação, distribuição e serviços técnicos especializados”.
No mês de junho, e com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi assinado o protocolo de concessão, por mais 25 anos, da Zona Empresarial da Praia Norte. Na altura, o autarca vianense destacou a importância do prolongamento da concessão. José Maria Costa sublinhava que essa extensão do prazo permitia “às empresas instaladas e a novas empresas projetarem as atividades para um horizonte temporal mais dilatado, prevendo um volume de investimentos na ordem dos 20 milhões de euros no parque empresarial”.