Empresas do setor têxtil, pertencentes a dois grupos, de Barroselas e Barcelos, juntaram-se, alugaram dois autocarros e foram a Varsóvia, capital da Polónia, buscar mais de 80 refugiados ucranianos, já referenciados por equipas locais, levando também bens essenciais, como alimentação e produtos de higiene, fruto de uma recolha que efetuaram.
A bordo de cada um dos autocarros seguiram dois voluntários e um tradutor, além de três motoristas, pois não se registaram paragens para descanso, na ida e na volta, apenas para refeições nas estações de serviço e com grande parte dos produtos levados desde Portugal.
Segundo Ricardo Ferreira, um dos voluntários na iniciativa, os refugiados foram acolhidos no Seminário de Silva, em Barcelos, seguindo, depois, para casas de familiares e famílias de acolhimento, permanecendo naquele espaço cerca de meia dúzia.
A deslocação ocorreu entre os últimos dias 22 e 26 e a Dias Têxtil e Valerius foram as promotoras da iniciativa.
Escolas da Abelheira
O Agrupamento de Escolas da Abelheira realizou uma campanha de recolha de verbas e bens para o povo da Ucrânia. Conforme nos referiu a Direção, a mesma traduziu-se na recolha de dezenas de caixotes com bens úteis, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento, e na coleta de um total de 871,28 euros.
Os bens foram doados, para envio por camião, para entrega aos refugiados, na zona afetada, com apoio do município de Viana do Castelo.
O dinheiro, recolhido em mealheiros nas várias escolas, bibliotecas e jardins de infância do Agrupamento foi entregue à Cruz Vermelha, organização escolhida pelo seu papel, reconhecido e histórico, em situações de guerra.
Uma parte desse dinheiro resultou da venda nas escolas, para adultos e alunos, de bens oferecidos por várias instituições e pessoas .
Regista-se também a “gratidão pela generosidade” de alunos e alunas, assistentes operacionais, assistentes técnicos e docentes, das várias escolas, que, ou fizeram a sua dádiva em dinheiro, ou ofereceram bens.
Foram recolhidas várias cargas completas da carrinha que aparece na imagem e o valor recolhido em dinheiro corresponde a mais de 50 cêntimos por cada aluno do agrupamento escolar.