Encerramento do ano catequético

Mais um ano catequético que findou. Pela primeira vez, este ano, os catequistas de Cardielos e Serreleis, conjuntamente com o seu pastor, padre Tiago Rodrigues, encontraram-se, mensalmente, para refletir sobre a forma como decorriam as sessões de catequese e organizar as atividades que pretendiam levar a cabo. Foi um ano “sabático”, para os catequistas de ambas as paróquias, mas muito enriquecedor no convívio e na partilha. Foi uma experiência positiva, que deve ser continuada.

No dia 23 de junho fez-se o encerramento da catequese, também, em grande espírito de união: catequizandos, catequistas e pais, de ambas as freguesias, subiram o monte de S. Silvestre para participar na Eucaristia solenizada pelo coro dos Pequenos Cantores de Serreleis e Cardielos, a fim de agradecer a Jesus a caminhada que todos fizeram. Foi um dia de louvor e de agradecimento pelo crescimento feito na fé e no amor, ao longo do ano.
Os adolescentes do décimo ano, de ambas as paróquias, fizeram, também, a sua Festa do Envio. Foi-lhes entregue uma mochila que continha o livro da Palavra de Deus, uma Cruz, símbolo do amor e da entrega, um saquinho com sal, para se lembrarem que é Jesus quem dá sentido e sabor à vida e, ainda, um queijado para lhes servir de apoio ao longo do caminho que têm de percorrer, na esperança de serem, também eles, Sal da Terra e Luz do Mundo.

No final da Eucaristia todos os catequizandos receberam das mãos do Sr. Padre o diploma relativo à festa do ano de catequese que cada criança/adolescente frequentou. Os pais também prepararam um miminho, “uma espetadinha doce”.

O objetivo a que todos os anos, Pároco e Catequistas se propõem é o de ajudar as famílias na Educação da Fé dos seus educandos. Os pais têm um papel insubstituível na formação cristã dos seus filhos, sem o testemunho dos pais as crianças não se empenham. É tendo consciência da importância da envolvência dos pais, na catequese, que o padre Tiago lançou o repto para que se criasse, no próximo ano, uma “comissão de pais”, com representantes de todos os anos de catequese, de forma a envolver mais as famílias na atividade catequética.

Com a colaboração de todos, a caminhada torna-se mais leve e ao mesmo tempo mais profícua.

Óbitos

No dia 28 de maio, Cardielos viu partir a sua conterrânea mais idosa, a senhora Maria Alves Martins Veloso que faleceu com 102 anos.
A toda a família, os nossos sentidos pêsames.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.