Encontro das Janeiras e obras de remodelação da Junta

O 11º encontro de Janeiras da Ronda Típica da Meadela, que teve lugar no passado dia 09 de fevereiro, pelas 21h30 horas no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, constituiu momentos belos de repositório de Cultura Popular do “cantar das janeiras”, de várias regiões do País, que maravilharam o muito público presente, que não se cansou de aplaudir cada interpretação dos grupos presentes.

O espetáculo teve apresentação de Luís Guerreiro e contou com os seguintes grupos de janeiras: Associação Sócio Cultural dos Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira – Viana do Castelo; Rancho Etnográfico Santiago de Bougado – Trofa; Rancho Folclórico de Mundão – Viseu; Rancho Folclórico de Zebreiros – Gondomar e Ronda Típica da Meadela.
Cada grupo recebeu lembranças da região, oferta da Ronda Tica da Meadela, que como referimos foi a organizadora do encontro.

No final do espetáculo usou da palavra a Drª Laurinda Figueiras, Diretora da Ronda Típica da Meadela, que depois de agradecer a presença de todos os Grupos, do público presente, e a todos quantos colaboraram na organização do encontro referiu que “este é um encontro de amigos que trazem um pedaço da cultura popular da sua terra”.

Lembrou que a Ronda Típica retomou no ano de 1992 o cantar das janeiras de porta em porta, na freguesia.

A Drª Laurinda Figueiras terminou com os votos de um bom ano, despedindo-se até ao 12º Encontro de Janeiras que se realizará em 2020 com as seguintes palavras: “A Ronda Típica é filha da Meadela e nasceu para a servir”.

Obras na Junta

Estão finalmente em curso as obras de remodelação e alargamento do edifício da Junta de Freguesia da Meadela – União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) sita na Praça Diogo Vaz de Alamão.

Obras há muito projetadas e necessárias, cuja principal urgência se prendia com a falta de mobilidade no acesso aos Serviços de Secretaria, para deficientes motores e pessoas com mais idade e/ou com problemas de locomoção, pois não possuía rampa de acesso aos serviços gerais de Secretaria.

As obras em curso, não só vão colmatar aquela deficiência estrutural do edifício (antiga escola primária do ensino básico), mas também criar melhores condições no atendimento e melhoria nas condições de trabalho para os funcionários da autarquia.

De referir que temporariamente, «enquanto durarem as obras», o atendimento ao público é feito no edifício em frente à autarquia, no nº 2 da rua de Santa Cristina, antigo balcão do Millennium BCP.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.