Encontro de Guias

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, mais de 200 guias estiveram em Santa Marta de Portuzelo, num encontro regional, para celebrarem o Dia Mundial do Pensamento. Um encontro de dois dias, subordinado ao tema “LIDERANÇA – 110 ANOS DE AVENTURA”, com as atividades centradas no Souto de Santa Marta.

Para além de chefes e 60 avezinhas, segundo nos informou a comissária nacional do Ramo Moinho, santamartense Eduarda Oliveira, estavam 30 Ramo Moinho, 76 Aventuras e 20 Caravelas.

Todas pertencentes às oito companhias de guias do distrito, concretamente: Santa Marta, Cardielos, Meadela, Ponte de Lima, S. Romão do Neiva, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Vila Praia de Âncora. Na abertura, a comissária regional Rita Almeida saudou todos os presentes, a que se seguiram palavras de boas-vindas, pelo Presidente da Junta, Paulo Maciel (acompanhado da tesoureira, Cristina Siano) e, em representação do Presidente da Câmara Municipal, um especial agradecimento «pelo bem que fazem e que nos dão», por parte de Carlota Borges, vereadora da cultura, que ainda teceu considerandos sobre o livre pensamento.

Durante a tarde de sábado, parte das atividades, distribuídas por 17 whorkshops, foram partilhadas com adolescentes da catequese paroquial, com especial incidência nas temáticas da “igualdade de género” e “violência no namoro”, dinamizadas pelas guias do Ramo Moinho. Temas muito oportunos, face à notória crise mundial dos direitos da mulher e à selvajaria de muitas relações, com preocupante ‘falência’ do Direito, num país em que nos temos por civilizados. Cumprindo um dos princípios por que se rege o Guidismo “Guia vive a sua Fé”, ao fim da tarde, todas participaram na Missa Vespertina, que abrilhantaram com a sua presença e participação no canto.

No decorrer da celebração, a também santamartense Ana Filipa Gomes, fez o seu compromisso de adjunta da comissária regional. Testemunhamos a sua emoção e estamos certos de que cumprirá o que lhe é pedido, pois trata-se de uma jovem que, por formação académica, ‘aproveita’ e ‘educa’ espaços e, como guia apaixonada que é, ainda nos vem ensinando a desmultiplicar o tempo. Com este tipo de jovens bem podemos manter a esperança num mundo melhor. Aliás, universalmente, todas se debruçaram sobre a liderança, desde sempre um dos temas base de formação das Guias, «num processo de celebração das individualidades de cada uma e do que pode trazer ao mundo, cada Guia aprende a ser capaz de alcançar objetivos, inspirar os outros, cuidar do mundo que a rodeia, incentivar o trabalho conjunto, ultrapassar barreiras de género, promovendo uma mudança positiva na sua vida, na vida dos outros e na das nossas comunidades.»

Esse empenho viu-se neste encontro, que prosseguiu, semeando condutas de fraternidade, solidariedade, cooperação, disciplina, responsabilidade. Que verdadeiramente Guias um dia, o consigam ser para sempre, são os nossos votos.

Falecimentos

Deixaram o nosso convívio, durante o mês de janeiro: Rosa Martins Meixedo Granja, dia 19 (78 anos); Maria Rosa de Barros, dia 25 (95 anos); Elisabete do Céu de Lima Vieira Oliveira, dia 28 (44 anos) e Maria Deolinda Gonçalves Pão Trigo, dia 29 (79 anos).
No mês de fevereiro: Conceição Costa Gonçalves, dia 13 (86 anos). Os funerais estiveram a cargo da Funerária Zéafonso, Lda.
Às famílias enlutadas, apresentamos as suas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.