Encontros de Cinema começam na próxima semana

Viana recebe a XXII edição dos Encontros de Cinema de Viana, de 02 a 13 de maio, organizada pela Associação AO NORTE, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A iniciativa cultural divide-se em secções, desde a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, os Olhares Frontais, o prémio PrimeirOlhar, o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, Ação08! Festival de Vídeo Escolar e Escola no Cinema. As atividades são diversas para todos os gostos e interesses.

Na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, inicia-se a apresentação da Conferência Internacional de Cinema de Viana às 10h30h, em formato online. Este espaço será um encontro de investigadores nacionais e internacionais em mesas de discussão, com apresentações de reflexões e investigações versando as temáticas centrais da Conferência. As escolas têm oportunidade de visualizar filmes, e neste dia, às 10h, será exibido o “Emoções Fortes” para o 1º ciclo, do 1º, 2º e 3ºanos. O 3ºciclo poderá assistir à exibição do filme “Desculpa! Uma história sobre bullying”.

A 02 de maio, às 21h30, no Teatro Sá de Miranda serão apresentados vários trabalhos escolares ao abrigo do CINEpoesia, que um projeto formativo que tem como objetivo educar para o cinema e proporcionar um espaço de criação audiovisual a partir de textos poéticos, com a presença de várias escolas de Viana.

Dia 03 de maio, as mesas de discussão em formato online, acontecem às 11h e às 14h. Nesse dia, às 10h, no Teatro Sá de Miranda, haverá cinema para o pré-escolar com o lema “Casa é um assunto estranho!”.

“A jaula de ouro” é exibido às 14h30, também na sala principal do Teatro Sá de Miranda e é direcionado para alunos do secundário e superior.

Na secção “trabalhos de casa”, destinada a alunos do ensino básico e secundário, às 21h30, será apresentada a “histórias na praça”, uma oficina de criação cinematográfica, orientada pelo Pedro Sena Nunes.

Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.