Com o auxílio de um pacote de investimento de quase 20 milhões de euros, a fábrica de pás da Enercon em Viana do Castelo foi expandida e atualizada nos últimos dois anos. Após ter construído, essencialmente, pás para aerogeradores da classe de 2MW com um comprimento até 45 metros, serão produzidas, nos próximos anos, pás com um comprimento superior a 70 metros para aerogeradores de 5 MW e superior.
A informação foi-nos transmitida por Micha Strauss, CEO da Enercon para o Brasil, Portugal e Espanha. Este adianta que além da produção em massa da última geração de pás, o próximo passo será a criação de um departamento de desenvolvimento com a sua própria construção de protótipos. Refere, a propósito, que Portugal evoluiu, há muito tempo, de um local de produção puro para também um local de conhecimento.
Além disso, Micha Strauss acrescenta que, para fazer face às atividades futuras, é necessária não só a experiência da equipa existente, mas também muitos mais colaboradores.
Para além de engenheiros necessários nas áreas de apoio, estão a ser contratadas mais de 500 pessoas para a área de produção.
A ENERCON é uma multinacional alemã de construção de aerogeradores com sede em Aurich e produz, há mais de uma década, nas suas instalações vianenses de Lanheses e da Praia Norte, os principais componentes das pás de rotor, geradores e componentes elétricos.