Foi-se o verão e entrou o outono, mas na freguesia de Subportela as coisas vão passando no seu remanso natural. A pressa de ver as coisas acontecer antes da festa de São João, mantêm-se ativas agora que a nova Comissão de Festa tomou posse, com elementos da anterior naturalmente, e vão semana após semana criando tempo para angariar fundos para a festa de 2024, mantendo o seu bar aberto onde vão servindo iguarias a quem as procura e que convida quem por lá quer passar, têm previsto a 12 de novembro uma feirinha de outono na parte de manhã junto à igreja matriz e da parte de tarde, no seu bar no monte de São João, um grande magusto.
Mas a AS também se mantém viva e madura, e a prova disso foi a celebração no passado 15 de outubro do seu 42.º aniversário, e no seu dia destacaram-se as diversas apresentações que as suas escolas de dança e música contribuem para o desenvolvimento dos praticantes e que animam o povo que aplaude efusivamente a cada atuação. Mas se o susto também pode ser uma animação, a AS está a preparar uma grande surpresa para o dia 31 de outubro, e se há um ano foi incrivelmente assustador e divertido, o evento deste ano promete ultrapassá-lo por vários números e este Labirinto – Desafio Final estará prontinho para o assustar pelas 21 horas, já agora se sofre do coração vá preparado para as surpresas…. Prometem assustar.
Quem nos vai dando música são os Cantabunito, este grupo de tocadores e cantadores de música tradicional, vão traçando o seu rumo participando em diversos eventos de cariz tradicional almejando o merecido sucesso.
No desporto também temos campeões em Subportela, se nos seniores do futebol do Deocriste Tomás Costa subiu a equipa ao primeiro escalão da Associação de futebol de Viana do Castelo na época 2022/2023, este ano promete lutar por manter a equipa na 1.ª divisão e até agora, após a 7.ª jornada, vai cumprindo o seu caminho. Já Marco Ferreira levou a equipa de juniores C da AD Chafé à 2.ª divisão nacional, onde o grau de exigência se faz sentir. Na Natação Jael Rocha terminou a época com duas vitórias nas provas de águas abertas do Meeting Senhora da Agonia, em Viana do Castelo e na Barragem da Queimadela, em Fafe. Esta época, que agora começou com o torneio de abertura da Associação de Natação do Minho, almejou dois segundos lugar e dois terceiros nas quatro provas que participou, já o irmão Danilo Rocha, também granjeou bons resultados ao fazer dois primeiros lugares, um quarto e um sétimo lugar. Mas o grande destaque vai para Ivan Sá, este menino que se dedica à bicicleta vai paulatinamente marcando terreno e só em jeito de resumo, vejam só os resultados deste nosso menino:
2.º Elite – II Resistência BTT Braguinhas;
3.º Elite – 1.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – Chaves;
4.º Elite – 2.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – Campeã;
3.º Elite – 3.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – VALPAÇOS;
3.º Elite – 4.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – Ribeira de Pena;
3.º Elite – 5.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – Sabrosa;
2.° Elite – 6.ª PROVA CAMP. REG. XCM ARCVR – Montalegre;
16.º Elite – 2.ª Taça de Portugal XCM – Mortágua;
10.° Elite – 4.ª Taça de Portugal XCM – Montalegre;
12.ª Elite – 5.ª Taça de Portugal de XCM – Condeixa a Nova;
2.º Elite – Monção e Melgaço Granfondo;
1.° Geral – Transcávado Race;
2.º Geral – Viana MTB Trophy;
1.º Elite / 2.º Geral – Raid da Trofa.