Equipa feminina do Vianense conta com atletas afegãs

Na próxima época 2022/2023 a equipa feminina do Vianense vai integrar duas atletas afegãs. Neste momento, são seis as que estão a treinar no clube, mas apenas duas têm idade para integrar a equipa júnior.

“Desde março, abril e maio começaram a vir meninas afegãs. Uma delas vive em Darque, outras quatro em Viana e há uma que vive em Âncora. Para além das atletas temos quatro meninos, dos oito aos 14 anos, que integram as nossas equipas”, referia a diretora técnica. Luísa Novo expressava que apesar de a maioria ainda não competir, porque o Vianense não tem equipa sénior, as atletlas afegãs participam nos treinos. “Elas vieram para Portugal através de um programa de uma atleta afegã, que joga na Europa, e que não queria que as compatriotas deixassem de praticar desporto, com as novas regras impostas no Afeganistão, desde setembro”, contava Luísa Novo.

Samira Karimyar, de 16 anos, assumiu a função de porta-voz das afegãs e contava que a receção no Vianense foi “muito boa”. Apesar das dificuldades linguísticas e culturais, a prática desportiva ajuda na aprendizagem e integração. 

Quatro das seis atletas afegãs já ultrapassam a idade permitida para integrar a equipa júnior, nesse sentido apenas participam nos treinos. “A integração na equipa também é dificultada pela linguagem e pelo facto de a maioria de nós não conseguir participar nas competições, uma vez que ultrapassamos a idade de integrar a equipa de juniores”, conta Samira, que com 19 anos, não pode competir com as cores do Vianense.

Além das atletas afegãs, o clube recebeu também, nos Open Days, interesse de atletas sírias, ucranianas, cabo-verdianas e colombianas. “Nós somos um clube aberto a nacionalidades e estratos sociais, porque temos uma parceria com as instituições que acolhem crianças e jovens”, dizia Luísa Novo.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.