Escola da Abelheira é a primeira no Norte a ter um skate parque

A EB 2,3 da Abelheira conta desde a última sexta-feira, dia 23 de outubro, com um skate parque. Com um investimento superior a cinco mil euros, o equipamento foi conseguido com a colaboração da Câmara Municipal, patrocinadores, direção da escola e Associação de Pais.

“A escola EB2,3 da Abelheira decidiu criar esta pista, tendo em conta dois aspetos. Primeiro proporcionar desportos ao ar livre, ainda mais nesta época, que são os mais aconselháveis e depois ir ao encontro dos gostos dos alunos. Hoje o skate é um dos desportos que os miúdos mais gostam de praticar”, referia o professor Jorge Pereira. O impulsionador da iniciativa e coordenador do projeto 360 falava de um sonho concretizado, perseguido há três anos.

O projeto 360 engloba três modalidades, skate/patinagem; surf e BTT. Para as duas últimas, contam com algum material dos alunos e da escola, contudo para a prática do skate não havia uma estrutura adequada e em segurança. “O clube 360 terá cerca de 100 alunos inscritos, divididos pelas três modalidades e em diferentes horários. O skate junta mais alunos. Tem cerca de 50. É uma modalidade muito apreciada, até porque a escola tem de acompanhar as novas gerações. O skate era visto antigamente como uma modalidade marginal, só que agora tem vindo a crescer e tem praticantes de todas as classes sociais e de todas as faixas etárias. Inclusive já ponderam torná-la uma modalidade olímpica, salientava Jorge Pereira.

As vantagens da prática do skate são várias, desenvolvimento da “coordenação, o equilíbrio, a força. Depois tem a vantagem de os miúdos estarem ao ar livre e ainda retirá-los de outras atividades menos adequadas. Promove a sociabilidade, a comunicação. É uma forma de integrar muitos alunos”, manifesta o impulsionador da ideia.

O coordenador do desporto de Educação Física e de Segurança sublinhava que “estas novas modalidades são muito apelativas, e por isso a escola oferecer esta estrutura é muito importante. É um projeto antigo”, acentuava José Belo.

Para o diretor da Escola é importante que os alunos se sintam bem no espaço escolar, e por isso José Carlos Pires de Lima garante que “a escola também tem de ir ao encontro dos gostos dos alunos”. Com este espaço, de 80m2, os alunos têm “um espaço adequado à prática, seguro e sem pôr em perigo os colegas”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.