Escola de Afife iniciou o ano letivo com lotação esgotada

O novo ano escolar abriu, com normalidade, na escola de Afife que este ano conta com 57 alunos. Esta é a capacidade máxima deste estabelecimento de ensino, que assim supera o número de alunos do ano transato.

A escola conta com quatro professores e é de referir que esteve em risco de fechar, por falta de alunos. Foram encetadas obras de remodelação e modernização do edifício, que fizeram regressar os alunos e, neste momento, frequentam esta escola vários alunos de diversas freguesias e até há alunos do concelho de Caminha.

A junta de freguesia garante o prolongamento, desde as 07h30 até às 18h30, o que tem feito a que muitos pais escolham esta escola para ali colocarem os seus filhos.

Parque da Ínsua alvo de vandalismo

O parque de estacionamento da praia da Ínsua, que ainda não está totalmente concluído, dentro das obras do Polis Litoral Norte, continua a ser alvo de roubo de materiais que ali foram colocados em áreas de proteção. Desta vez desapareceram as tábuas de proteção das laterias da ponte sobre o rego foreiro da Ínsua, tendo estas sido desaparafusadas dos postes verticais,

Desaparecem ainda seis postes dos espaços determinados para o estacionamento, assim como um chuveiro colocado na entrada principal do passadiço de acesso à praia. Já não é a primeira vez que se verificam situações idênticas neste parque de estacionamento, onde as pessoas apontam para roubo e não para atos de vandalismo, porque os materiais desaparecem, depois de retirados dos espaços onde foram aparafusados. O facto do parque ainda não ter a iluminação pública também favorece este tipo de atuações, que acontecem sempre pela calada da noite.

Junta pondera colocar câmaras de vigilância

Em Afife está a verificar-se o aumento substancial de colocação de lixos pesados e monos juntos dos contentores de recolha de resíduos domésticos, situação esta que preocupa a junta de freguesia, que neste momento pondera a colocação de câmaras de vigilância, com o intuito de detetar os infratores.

A autarquia, tem sistematicamente alertado as pessoas que a Câmara Municipal tem um serviço gratuito de recolha deste tipo de materiais. É apenas necessário contactar os serviços camarários, que depois a recolha é feita à porta das pessoas. Acontece que as pessoas teimam em não aceder a este serviço e continuam a colocar todo o tipo de materiais, como colchões, mobílias, ferros velhos e até os restos de jardinagem. A situação é preocupante e acarreta uma despesa acrescida para os cofres da autarquia, já que depois é esta que tem que remover todo aquele material, já que o camião de recolha de resíduos, não procede a essa recolha. Estas deposições, tem acontecido especialmente aos fins de semana e sempre da noite para o dia.

Cruzamento de Agrela com pouca visibilidade

No cruzamento da Agrela, quem vem do lado poente e entra na estrada Pedro Homem de Mello, sente dificuldades de visibilidade para norte, depois de na berma, ter sido colocado o abrigo dos transportes públicos e alterada a posição do contentor de recolha de resíduos domésticos.

Acontece que o contentor que até aqui estava colocado no espaço do topo norte da plataforma, logo a seguir ao abrigo, agora com a alteração, o contentor passou a ser colocado no lado sul do abrigo, o que retira por completo a visibilidade dos condutores para norte, quando vindos do caminho a nascente.
A junta de freguesia já referiu que toda aquela disposição dos equipamentos não agrada, nem sequer é a melhor para garantir a segurança e vai encontrar, juntamente com os serviços municipalizados uma solução, para garantir todas as condições de visibilidade naquele local.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.