Escola de lanhesenses com vice-campeão

Diego Maradey obteve o 2.º lugar no Campeonato Mundial de Karate Kyokushin KWF, que decorreu em Cracóvia, Polónia sagrando-se vice-campeão mundial da categoria sub21 -75kg. O atleta integra a escola dos lanhesenses Filipe Pinto e Lourdes Ramos.

O lanhesense sensei Filipe Pinto com a esposa Lourdes Ramos fundou e mantêm ativa com regularidade há largos anos uma escola de aprendizagem de karaté instalada num dos pavilhões devolutos que em tempos serviu como sala de aula para a telescola existente no sítio conhecido pela “Baixa das Masseiras”, no lugar da Granja, em Lanheses, um terreno que teria servido para criar uma estação da linha de caminho de ferro do Vale do Lima se a mesma, já pronta a ser utilizada, não tivesse sido anulada. Contudo, o espaço ocupado não reunia as condições que a modalidade carenciava quer pela sua reduzida dimensão estrutural quer pelo estado avançado de degradação em que ao tempo já se encontrava. 

Filipe Pinto tinha o propósito de desenvolver a escola na terra das suas raízes familiares onde tencionava fixar-se depois de larga ausência, e estimulado pela progressiva adesão de praticantes e pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos encetou diligências com vista a deslocar a sua escola para um espaço condigno e com condições adequadas, sem abandonar a freguesia. Contudo, não obstante a sua persistência e instância junto das entidades que, presumivelmente, teriam condições para acolher a sua proposta não mereceu  a aceitação dos responsáveis abordados e a aspiração em manter em Lanheses a sua escola gorou-se.

Contra os seus propósitos iniciais, o sensei Filipe Pinto encontra-se agora a lecionar a modalidade a um numeroso grupo de alunos de ambos os sexos e idades na sede da Junta de Freguesia de Vila Mou, e simultaneamente em Viana do Castelo, de onde emergiu um vice-campeão mundial de Karate Kyokushin. Não se espante alguém pelo sucesso obtido numa competição de projeção mundial de um jovem do nosso concelho e aguarde sem surpresa que outros irão acontecer num futuro próximo. Parabéns ao sensei lanhesense Filipe Pinto, ao novel campeão e também aos vilamouenses pela ação daqueles em quem depositaram confiança para gerir os interesses da comunidade, abrindo as suas instalações a uma atividade com interesse desportivo e educacional em expansão crescente no nosso concelho.

Espaço cidadão

Numa sessão que decorreu pelas 15h30 de dia 03 de dezembro, na sala da biblioteca da sede da Junta de Freguesia de Lanheses foi oficialmente inaugurado o Espaço Cidadão (EC), órgão de serviço público com múltiplas competências descentralizadas num balcão único dos organismos da estrutura administrativa oficial e de entidades particulares. O Espaço Cidadão (EC) ora inaugurado é o segundo a abrir no concelho de Viana do Castelo, depois do da vila de Barroselas e Carvoeiro, estando já em funcionamento 783 a nível nacional, dos quais 718 localizados em freguesias. 

A localização de um serviço público desta natureza em Lanheses, a 15 quilómetros de Viana do Castelo e a cerca de 10 de Ponte de Lima, irá servir não só a população local como a das freguesias limítrofes da margem esquerda e do vale da Serra d’Arga, dada a centralidade do serviço e às boas condições de acessibilidade. 

O ato contou com a presença da secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, os quais foram recebidos pelo responsável da Junta local, Filipe Rocha. Todos estes intervenientes proferiram palavras sobre o espaço, enaltecendo a mais-valia do equipamento para a região.

A funcionar desde o mês anterior, o Espaço Cidadão (EC) de Lanheses atenderá diariamente o público no horário das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.