Escola do Rock iniciou celebração dos 10 anos

A celebrar 10 anos, a Escola do Rock Paredes de Coura promoveu no fim de semana em Castelo de Paiva, últimos sábado e domingo de fevereiro, uma residência de intercâmbio entre alunos da Escola do Rock e da Academia de Música local. Esta é a primeira das iniciativas de um programa alargado com que se pretende celebrar o 10º aniversário da Escola do Rock, contemplando também o Vira Fest, em finais de março em Coura, bem como nova residência de intercâmbio com jovens músicos do Município da Figueira da Foz, nas férias da Páscoa.

Esta primeira paragem do ano em Castelo de Paiva, para uma residência de intercâmbio nos dias 24 e 25 de fevereiro entre alunos da Escola do Rock e o Coro de alunos do 8.º e 9.º ano e a Orquestra Ligeira, finalizou num concerto final conjunto no domingo, 25 de fevereiro, às 18h, no Auditório Municipal de Castelos de Paiva. Esta residência é a primeira de várias atividades no âmbito do PAMPA – Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva, novo projeto da Associação Cultural Rock’n’Cave, que também tem sido responsável pela coprodução da Escola do Rock.

Vira Fest e Figueira da Foz

Em março, a Escola do Rock volta a virar festival nos dias 23 e 24, em Paredes de Coura. O Vira Fest é um evento que pretende proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores de várias escolas de música e projetos de educação artística não-formal. Acontece desde 2018 em várias localidades, com atividades diversas como conversas sobre boas práticas no ensino da música e percursos profissionais nesta área, showcases, concertos e jam sessions. Todas as atividades (talks, concertos, jams, entre outros) são abertas ao público em geral.

As férias da Páscoa estão reservadas para uma residência de intercâmbio com jovens músicos do Município da Figueira da Foz, entre os dias 25 a 28 de março. À semelhança de outras residências de intercâmbio, esta será mais um momento de partilha de conhecimentos entre alunos e formadores da Escola do Rock e participantes locais. O concerto final será no dia 28 de março, às 21h30, numa das melhores salas de espetáculo de Portugal, o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, que tem um palco com excelentes dimensões para acolher este género de atuações em formato big band.

A Escola do Rock Paredes de Coura é um projeto educativo promovido pelo Município de Paredes de Coura, tendo ao longo dos seus 10 anos de existência acolhido mais de 500 alunos nas suas residências intensivas, concertos e tours. Esta escola com um modelo inovador pretende, desde a sua fundação, proporcionar uma experiência completa de aprendizagem musical aos participantes, democratizando o acesso a grandes palcos e a novos formatos de ensino.

A Escola do Rock tem a colaboração da Associação Cultural Rock’n’Cave, na coprodução, e do Space Ensemble, que tem sido responsável pela direção artística e programa de formação das várias atividades. Algumas das atividades mencionadas são apoiadas pela Direção-Geral das Artes no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e do programa Arte e Coesão Territorial.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.