No âmbito do programa “Escolas de Fronteira”, realizou-se, na quinta-feira, um encontro entre as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Monção, e o Coléxio Público Infante Felipe de Borbón, de Salvaterra de Miño, localidade vizinha e amiga, “separada” pelo rio Minho.
Numa área verdejante e sombreada do Parque Desportivo Municipal, junto ao Complexo de Piscinas e Balneário Termal, participaram cerca de 450 alunos das duas localidades, acompanhados pelos professores e auxiliares.
Divididas em vários grupos, as crianças “puxaram” pelo equilíbrio e rapidez nos jogos do ovo, lencinho, macaquinho do chinês, e telefone avariado. Foram momentos felizes, feitos com o sorriso maroto e a traquinice própria da idade.
Com bonés e t-shirts alusivas aos seus heróis e clubes, as crianças saltaram, cantaram, aplaudiram e fizeram amigos do outro lado da ponte sobre o rio Minho. Por aqui, é vista e sentida como mais uma rua que, desde 1995, liga as duas localidades raianas.
Uma manhã divertida que contou com a presença das responsáveis da pasta da educação nos municípios de Monção e Salvaterra de Miño, nomeadamente, Daniela Fernandes e Lorena Soto. Marcado pelo convívio e brincadeira, o encontro focou-se na linha orientadora do programa: promoção da multiculturalidade e o plurilinguismo.