Já são conhecidos os resultados da décima edição da Geração Depositrão, que comemorou a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno. No ano letivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.
Num contexto nacional, as escolas de Viana do Castelo recolheram cerca de 42 toneladas de resíduos (ambos os tipos), com especial destaque para as escolas que ocupam o top 3, que contribuíram com mais de 20 toneladas: EB1 de Loução – Venade, Centro Educativo de Lagoas e EB1/JI Caminha.
Destaque para a primeira escola que atingiu o top 5 do ranking critério peso/aluno nacional e acumulou os prémios distritais de mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e pilhas usadas recolhidas em 2018.
Esta escola tem vindo a revelar resultados significativos desde a 2ª edição da iniciativa, figurando nos primeiros lugares do país.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio de marcas privadas.
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.