O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) admitiu hoje que foi apanhado de surpresa com a intenção do Governo de criar “esquadras do cidadão” nas juntas de freguesia, mas considerou que se trata de uma “boa medida”.
“Éum projeto-piloto. Veio pela comunicação social e nós não tínhamos ainda conhecimento. Nós teremos uma reunião [com o Governo] ainda esta semana para abordar esse assunto. Pensamos que é um passo bem dado e que pode ter resultados positivos”, afirmou Jorge Veloso em declarações à agência Lusa.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou na sexta-feira que o Governo pretende criar nas juntas de freguesia “esquadras do cidadão”, que vão funcionar como locais de atendimento onde podem ser feitas participações de crimes como furtos.
O governante explicou que este novo conceito das “esquadras do cidadão” será realizado por acordo com as freguesias e o serviço de atendimento será prestado por polícias da PSP.
José Luís Carneiro indicou ainda que neste momento está em preparação a criação do primeiro projeto-piloto da “esquadra do cidadão” no município de Lisboa, mas escusou-se a avançar qual a freguesia em causa.
Instado a comentar esta intenção do Governo, o presidente da Anafre ressalvou que ainda não tem “um total conhecimento” do projeto, mas manifestou otimismo.
“Há falta de policiamento em muitos locais e a junta de freguesia é por vezes muito procurada pelos cidadãos para apresentar reclamações e outras situações que não deveriam acontecer. Vai ser uma boa medida, com certeza”, perspetivou.
Lusa