Estado de alerta simulado no Porto e em Viana

Perante o cenário, cada vez mais frequente, de súbitas e imprevisíveis alterações atmosféricas causadores de graves perturbações e danos materiais, decorreu entre as cidades do Porto e Viana do Castelo, um exercício de coordenação no âmbito do Plano Operacional de Atuação em Crise.

Conforme nos informou fonte da EDP, o exercício decorreu no último dia 05, por iniciativa da Direção Despacho e Condução (DDC) e Direção Sustentabilidade e Continuidade do Negócio (DACN).

O mesmo consistiu na simulação da ocorrência de um forte temporal causador de danos e consequente interrupção do fornecimento de energia elétrica a milhares de clientes. Nesse sentido, foram preparados e instruídos cerca de 50 elementos, entre colaboradores da EDP e Prestadores de Serviços Externos, distribuídos por várias salas desde o Porto a Viana do Castelo.

Foram despoletados todos os processos e etapas exigidas para controlo de uma situação de crise. Para além da envolvente técnica operacional, contou ainda com toda a componente logística de apoio, tais como o fornecimento de refeições de emergência.

De referir ainda que toda a operação (como de “uma situação real de crise se tratasse”), foi sendo reportada e seguida pela Administração da EDP que se manteve, permanentemente, atualizada e atenta ao desenrolar dos acontecimentos.

No encerramento deste exercício de coordenação e na perspetiva dos avaliadores e observadores convidados, “este tipo de operação reveste-se de enorme importância, pois permite a todos os intervenientes no processo um contato direto e prático em situações de emergência que, embora raras, poderão ocorrer a qualquer momento, e às quais há que dar a melhor resposta”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.