Perto de três centenas de alunos que efetuaram estágios dos cursos profissionais da Escola Secundária de Monserrate, no ano letivo de 2017/2018, entre meados de maio e de julho do ano findo, continuam sem receber o subsídio a que têm direito. O valor será de cerca 270 euros cada, segundo nos informaram.
As formalidades burocráticas para que pudessem receber as respetivas verbas foram logo cumpridas, só que as verbas, através do Instituto de Gestão Financeira da Educação nunca chegaram. Uma situação nunca registada nesta escola, mas que já aconteceu noutras de Viana do Castelo, afiançaram-nos.
Conforme confirmamos junto de fontes dos alunos e da escola, o Instituto de Gestão não responde aos pedidos de informação relativos às verbas do POCH (Programa Operacional do Capital Humano) Poder-se-á admitir estar relacionadas com as cativações no Ministério das Finanças.
No total, do POCH, a Escola Secundária de Monserrate tem a receber cerca de um milhão de euros, um montante relativo também a transportes, alimentação, formação e fornecedores. Até agora, garantiu-nos uma fonte da direção, a escola tem adiantado algumas verbas relativas a estas situações, como transportes e alimentação. Não sabem, porém, quando as verbas serão disponibilizadas.