Estão a decorrer as inscrições para as Jornadas Instrumentais Eurocidade Cultural do Esteiro Do Minho 2024, que tem início dia 30 de novembro, na sede da Sociedade Musical Banda Lanhelense, em Lanhelas. Esta atividade prolonga-se nos dias 07 e 14 de dezembro.
As jornadas dirigem-se a estudantes de música dos municípios de Caminha, A Guarda e O Rosal, que estejam a frequentar cursos de música ou que integrem as bandas de música destes concelhos: Sociedade Musical Banda Lanhelense; Academia de Música Fernandes Fão, Banda de Música Agrupación Musical do Rosal, Conservatorio Profesional da Agrupación Musical do Rosal, Escola de Música Agrupación Musical do Rosal, Banda de Música Agrupación Musical de A Guarda, e do Conservatorio Elemental de A Guarda. As Masterclass para participantes destas instituições e outros que se queiram inscrever residentes nestes concelhos são gratuitas.
As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/AMhHM3FWAraVdSXd7 Para mais informações contactar através do email [email protected] ou do telemóvel 961331047.
Do programa estendido por três dias fazem parte várias Masterclass: flauta, percussão, trombone, madeiras e metais.
No dia 30 de novembro vão decorrer as Masterclass de percussão, com o professor Mário Teixeira e a Masterclass de flauta, com a professora Sofia Rego.
No dia 07 de dezembro, terão lugar as Masterclass de trombone, com o professor Faustino Nuñez e a Masterclass de madeiras, com a professora Noelia Carrera.
No dia 14 de dezembro, terá lugar a Masterclass de madeiras com o professor António Silva.
As Jornadas são organizadas pelo Município de Caminha e dinamizadas pela Banda de Lanhelas com o objetivo de promover a cultura e a formação musical no concelho.
Esta atividade insere-se na candidatura que o Município de Caminha e os concellos de A Guarda e O Rosal estão a executar à 2ª Convocatória POCTEP 2021-2027 – Prioridade 7, que visa fortalecer o trabalho realizado no âmbito cultural nestes municípios, potenciando o intercâmbio de conhecimentos e ações assim como a criação e reforço de sinergias culturais no território do estuário do Rio Minho.
Este projeto tem como principais objetivos: proporcionar a aprendizagem, a prática e o intercâmbio cultural, promovendo assim a criação de laços entre os músicos e amantes da música, dos três concelhos participantes no projeto; fomentar a participação e aquisição de conhecimentos no campo da música, complementando a formação de cada participante, e ao mesmo tempo, enriquecendo a partilha de conhecimentos e experiências entre professores e alunos de ambos os concelhos, unidos pela paixão da música; aumentar o conhecimento de cada instrumento abordando a sua correta utilização, técnicas de respiração e posicionamento corporal, aperfeiçoar a afinação, entre outros aspetos; melhorar o conhecimento técnico e estético de cada instrumento, e assim aumentar a habilidade musical individual e coletiva; promover encontros onde alunos e professores de diferentes níveis e origens participem, culminando numa demonstração, aberta ao público; e criar uma rede entre músicos locais, potenciando a interação e cooperação entre as diferentes localidades da Eurocidade.