Estudante italiano conclui mestrado com distinção após experiência no Politécnico de Viana do Castelo

Marco Martinelli, estudante da Universidade de Pádua, concluiu o mestrado em Engenharia de Computação com nota máxima, após uma experiência Erasmus na Unidade de Investigação AdiT-Lab, do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Sob orientação conjunta de docentes italianos e portugueses, o estudante desenvolveu uma tese inovadora sobre a Indústria 5.0, centrada no bem-estar dos operadores industriais. O seu trabalho resultou já na publicação de dois artigos científicos e prepara agora o início do seu doutoramento na Universidade de Pádua.

Marco Martinelli, estudante da Universidade de Pádua, em Itália, concluiu recentemente o seu mestrado em Engenharia de Computação com a nota máxima. Este marco foi alcançado com a avaliação de 110/110, acompanhado por uma menção honrosa. Para isso, muito contribuiu a sua participação no programa Erasmus, realizado na Unidade de Investigação AdiT-Lab, do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Sob a orientação dos professores Mauro Migliadi, da Universidade de Pádua, e Sérgio Lopes, do IPVC, Marco apresentou a sua tese intitulada “Avaliação Preditiva de Operadores no Contexto da Indústria 5.0: Um Quadro Conceptual”.

O trabalho de investigação focou-se na transição da Indústria 4.0 para a Indústria 5.0, um conceito que, nas palavras de Marco, “assenta em três pilares fundamentais: centralidade no ser humano, sustentabilidade e resiliência”. O objetivo da tese foi contribuir para o aumento do bem-estar geral dos operadores industriais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e satisfatório.

A escolha de Viana do Castelo para a realização de Erasmus não foi ao acaso. Para além da vertente académica, Marco procurava uma cidade de média dimensão, junto ao mar, onde pudesse desenvolver o seu trabalho num ambiente acolhedor. “O meu orientador italiano pôs-me em contacto com o professor Sérgio Lopes. A partir daí, o tema da tese e a colaboração com o AdiT-Lab surgiram naturalmente”, explica o estudante.

Após a sua estadia em Viana do Castelo, Marco Martinelli recorda com entusiasmo a experiência vivida, destacando a excelente receção tanto por parte dos colegas e docentes do IPVC, como pela própria cidade. “Se pudesse voltar atrás no tempo, escolheria, sem qualquer dúvida, o mesmo destino para a minha mobilidade”, afirma.

De regresso à Universidade de Pádua, Marco apresentou a sua tese a um júri composto por cinco professores e acredita que o resultado foi bastante positivo, dada a avaliação e os elogios recebidos.

Para além da defesa da sua tese, o trabalho desenvolvido resultou na produção de dois artigos científicos, já aceites em conferências: um na conferência portuguesa SASYR (Symposium of Applied Science for Young Researchers) e outro na conferência internacional IEEE ETFA (International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation).

Agora, o jovem investigador inicia uma nova etapa académica, com o doutoramento no Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Pádua.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.