Estudantes limpam cascatas do Pincho

O Município de Viana do Castelo promoveu uma ação de limpeza de espécies invasoras e plantação de espécies autóctones nas cascatas do Pincho, classificado como Monumento Natural da Ferida Má. Esta atividade integra o programa que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a realizar no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza (Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021).

A atividade reuniu 24 alunos e dois professores do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Monserrate, juntamente com a equipa de sapadores 21-111, coordenados pelos técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, numa área de hectare no baldio da Montaria.

A limpeza decorreu junto da margem do rio Âncora, no largo de acesso à cascata do Pincho, onde os alunos participaram no corte e remoção de acácias. Os carvalhos utilizados na plantação foram semeados e cuidados ao longo dos últimos meses por cada um dos alunos na escola, tendo cada um realizado a plantação do seu carvalho e identificado a respetiva planta para, no futuro, poderem fazer a sua manutenção.

Para além da sensibilização que a própria escola tem vindo a fazer com esta turma para temas como a biodiversidade, prevenção florestal e defesa da floresta contra os incêndios em locais especiais de preservação, como os Monumentos Naturais classificados, os alunos viram de perto o trabalho que está em causa e sobretudo a dificuldade que existe na manutenção destes espaços.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.