Edgar Simões, Pedro Silva e Miguel Vieito participaram pelo desafio e acabaram por alcançar dois lugares no pódio.
Dois dos três alunos do curso de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que participaram na maratona criativa BIT Hackathon 2018, promovida pela SONAE, arrecadaram o primeiro e o terceiro lugar no pódio. Edgar Simões, da equipa #23 (Sun Of a BIT), conseguiu o primeiro lugar na categoria da melhor aplicação da metodologia SCRUM e Pedro Silva, pela equipa #10 (HACK’STUDIO) alcançou o 3º lugar – TOP 5 – SCRUM Teams. Além de Edgar Simões e Pedro Silva, alunos finalistas da licenciatura, participou ainda Miguel Vieito (aluno da licenciatura do 2º ano).
Assim que viram o desafio do grupo SONAE, a maratona criativa BIT Hackathon 2018, uma competição que anuncia como objetivo transformar o futuro da Sonae MC através da tecnologia, os alunos decidiram candidatar-se a um lugar numa das 33 equipas participantes.
“O Pedro viu o desafio e disse logo que nós estávamos aptos a competir”, começa por revelar Edgar Simões. O desafio ia ser duro porque “trata-se de uma maratona criativa com duração de 24h, com imensas equipas compostas por alunos de várias instituições de ensino superior, assim como pessoas do próprio grupo Sonae”, explica o aluno do curso de Gestão que frequenta a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Neste caso específico, Edgar Simões, revela que a “inscrição dos alunos é feita a título individual” e por norma nenhum aluno da mesma instituição fica na mesma equipa, sublinhando que “é a organização do evento que faz o match entre os alunos e colegas da Sonae MC”.
Distribuídos por equipas Edgar Simões acabou por ter um desafio de “gamification”, ou seja, desenvolver uma estratégia de interação entre pessoas e as empresas e produtos do grupo SONAE que estimule e alicie o público com as marcas de maneira lúdica. Um projeto que levou a sua equipa #23 (Sun Of a BIT) a arrecadar o primeiro lugar na categoria da melhor aplicação da metodologia SCRUM.
Já Pedro Silva teve como desafio desenvolver algo criativo que permitisse aos recém-chegados ao grupo SONAE orientar -se e ficar a conhecer toda a estrutura. Um projeto da equipa #10 (HACK’STUDIO) que acabou por alcançar o 3º lugar – TOP 5 – SCRUM Teams.