ETAR de Barroselas com descargas para afluente do Neiva

Têm-se registado descargas sucessivas da ETAR de Barroselas para um afluente do Rio Neiva. A situação acontece numa conduta existente a cerca de 200 metros da referida ETAR e/ou numa conduta a meia dúzia de metros da ETAR.

A denúncia, enviada a diversas entidades, é feita por um leitor, Álvaro Queirós, que nos dá conta de episódios registados já este ano. Em 24 de maio, a ADP (Águas de Portugal) respondeu que seria uma situação pontual. A 21 de julho, esteve no local, pelas 16h, e verificou que as descargas para este afluente continuavam, conforme nos refere. Alertou o SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza da GNR) e registou uma queixa da situação, sendo que lhe disseram que enviariam uma equipa ao local. “Mas até à hora que estive por lá não posso confirmar a presença da referida equipa. Nesse dia liguei com o Presidente Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro para dar nota da situação”, observa.

Já no dia 26, conta que “estive novamente no local pelas 19h25 e apesar de ter tentado contactar o SEPNA via 808 200 520 (19:28h e 19:29h) não consegui porque ninguém me atendeu. Foi então que liguei para a GNR de Barroselas (19h30) e enviaram um piquete ao local que tomou conta de toda a situação”. Ainda telefonou para elementos da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro para dar nota da situação.

“Enquanto a GNR não chegou ao local a conduta que estava a fazer as descargas foi fechada, o que me leva a suspeitar que estaria alguém na ETAR até porque lá estava uma carrinha (de uma empresa de aluguer), ou que essa mesma comporta possa ser fechada à distância, uma vez que lá existe uma camera de vigilância apontada para o portão principal”, afirma.

“Tenho conhecimento que as descargas são recorrentes (algumas pessoas dizem que serão diárias) e, da parte que me toca, vou estar mais atento às situações e fazer as denúncias que entender por bem até que esta situação se resolva!, promete este municípe.

Solicitamos, por correio eletrónico, à Àguas do Norte, um esclarecimento sobre este assunto, mas, até ao fecho desta edição, o mesmo ainda não nos foi prestado.

Entretanto, conforme nos informou ontem Álvaro Queirós, este foi contactado, na sexta- feira, pela Águas do Norte para uma reunião na segunda-feira de manhã. No sábado terá, entretanto, ocorrido uma nova descarga.

Na reunião, marcaram também presença elementos dos Serviços Municipalizados de Viana, do departamento de Ambiente da Câmara de Esposende e da associação ambientalista Rio Neiva. Ficou acordada a limpeza que está a ser efetuada. Refira-se, porém, que a gestão da ETAR está concessionada a uma empresa privada, como informou Álvaro Queirós.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.