Eurodeputado do PCP percorreu o Alto Minho

Nos dias 2 e 3 de Abril, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, visitou o distrito de Viana do Castelo, de acordo com um exercício de mandato distintivo e próximo dos eleitores e da realidade nacional, destaca uma nota que nos foi remetida pela DORVIC do PXP.

No Alto Minho, de acordo com a mesma, o deputado deu especial atenção às matérias da saúde, particularmente no contacto com os utentes da ULSAM que viram recentemente as urgências hospitalares encerradas e que reivindicam a criação de um serviço de radioterapia no distrito ou a reabertura dos Serviços de Atendimento Permanente. No Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, ou nos Centros de Saúde de Viana do Castelo e Valença, a população reconheceu o valor do Serviço Nacional de Saúde e dos seus profissionais, sem deixar de denunciar os atrasos na marcação de consultas ou cirurgias ou as dificuldades para chegar às unidades de saúde num distrito com uma rede de transportes públicos limitada e uma população envelhecida.

É ainda referido que o périplo passou por várias fábricas da região, como a ZF, em Ponte de Lima, ou a LEAR e a Cablerias, em Valença, onde milhares de trabalhadores, muitos deles jovens, enfrentam o desgaste do trabalho por turnos em troca de salários baixos. Se são estes trabalhadores que produzem as receitas milionárias destes grupos multinacionais, devem ser valorizados como tal e têm direito a uma vida digna, com tempo para a vida pessoal e familiar.

A jornada de dois dias terminou em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, onde se encontrou com a Associação de Pescadores. Sendo uma das áreas de reconhecida intervenção dos deputados do PCP no PE ao longo dos anos, João Pimenta Lopes acompanhou as preocupações dos pescadores em relação à implantação do parque eólico offshore e a exigência de que o sector energético e os grandes grupos económicos que o dominam não se sobreponham à actividade pesqueira. Por outro lado, conheceu a recente maquete da requalificação do Portinho que é reivindicada há largos anos pela comunidade e defendida pelo PCP. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.