A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acaba de abrir o centro EuSouDigital. Este surge da parceria entre o Turismo de Portugal, o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital. O programa é promovido pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pela União Europeia
O programa EUSOUDIGITAL visa promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através de uma rede nacional de milhares de voluntários e com o apoio de mais de 1500 centros que estão a ser criados por todo o país.
O projeto EUSOUDIGITAL destina-se a todos os portugueses, em particular a adultos com mais de 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais essenciais para o dia-a-dia, como criar e utilizar um e-mail, pesquisar na Internet, criar um perfil numa rede social e partilhar conteúdos, sem nunca esquecer as questões relativas à segurança e privacidade.
A capacitação digital, acessível à comunidade de Viana e assegurada por mentores voluntários da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, é agora uma realidade. Logo numa primeira fase a Escola já conta com cerca de 30 mentores certificados, na grande maioria alunos.
A inicitiva regista a colaboração do Município, das Juntas de Freguesia e outras Associações e Empresas, por forma a chegar agilmente a todos os que deste programa queiram beneficiar.
Para mais informações sobre o programa e/ou para agendar uma sessão, pode contactar pelo telefone: 258 009 320 ou email <[email protected]>.
Em final nacional de concurso internacional
A aluna Sónia Vilas de Sá (na foto), de V. N.Cerveira, finalista do Curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, venceu a final nacional do concurso internacional do Bacalhau da Islândia.
O Bacalhau da Islândia, em parceria com o Turismo de Portugal, promoveu um concurso aberto à participação dos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo do centro e norte de Portugal (Porto, Viana do Castelo, Coimbra e Caldas da Rainha).
Através de iniciativas como esta, o Ministério do Turismo da Islândia visa dar novas oportunidades a futuros chefes cozinheiros das escolas do Turismo de Portugal, ao mesmo tempo que demonstra as características únicas e potencial culinário deste produto cada vez mais importante para a economia do país.
Cada concorrente teve como desafio a criação e apresentação de uma receita com Bacalhau Salgado Seco da Islândia, tendo cada escola apurado o seu representante que, por mérito próprio, participou numa final nacional.
Esta final teve lugar no passado dia 17 de novembro, na presença de um júri presidido pelo Chef Pedro Pena Bastos (do Restaurante Cura no Ritz Four Seasons). Os finalistas de cada escola apresentaram o seu talento em propostas culinárias criativas, tendo sido apurado o vencedor – Sónia Vila de Sá. À vencedora e à sua formadora é oferecida uma viagem e estadia na Islândia, com a oportunidade de visitar as aldeias piscatórias que se dedicam à preparação do bacalhau.