Enquanto proponente do projeto de Loteamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima, o Executivo Municipal efetuou uma visita à empreitada em execução.
Com condições ímpares no país, este é o único Pólo Industrial dedicado exclusivamente à transformação de pedra, num investimento previsto de 3.749.880,77 € + IVA.
A obra que avança a bom ritmo localiza-se no lugar da Presa, no Monte de Antelas, na proximidade das áreas de extração, e ocupa uma área de cerca de 22 hectares, onde se procede de momento à implantação de 28 lotes, cujas áreas variam entre os 900 m2 e os 20.000 m2.
Nas palavras do Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, este “é um projeto de sustentabilidade económica, (…) de uma indústria que produz 571 mil toneladas por ano”.
Segundo o autarca, a criação deste Pólo Industrial, assenta num espírito de desenvolvimento integrado e auto-sustentado, com o objetivo de valorizar e induzir externalidades do que é “natural”. Esta lógica de sustentabilidade está assente em projetos que permitem criar simultaneamente riqueza e bem-estar às comunidades locais, permitindo o reordenamento e deslocalização das empresas dispersas, permitindo-lhes o uso partilhado de infraestruturas e serviços, passando a dispor de condições para se reorganizarem na modernização e inovação.
A consecução desta mais-valia para o concelho, decorre de um processo de 12 anos de perseverança do Município, da Associação dos Industriais do Granito, e dos empresários do setor, sendo que o seu término está previsto para setembro de 2020.