Exposição de arte mais extensa do mundo chega a Portugal e passa por Ponte de Lima

A exposição “As Estrelas do Caminho”, considerada a mais extensa do mundo chega a Portugal, da cervejeira galega Estrella Galicia, alcança a cidade de Barcelos e a Vila de Ponte de Lima. Esta exposição ao ar livre de 230 km que, este ano, vai desde Matosinhos a Santiago de Compostela, homenageia personalidades de algumas localidades que integram o Caminho Português para Santiago.

Esta iniciativa trata-se de uma homenagem aos peregrinos que fazem parte ao Caminho de Santiago num Xacobeo (também conhecido por Ano do Jubileu Compostelano) que, excecionalmente, durará dois anos. Há um ano, inaugurou a exposição mais extensa do mundo, que decorreu ao longo de 140 km, nas últimas sete etapas do Caminho Francês (um dos caminhos de Santiago mais populares, também conhecido como Caminho das Estrelas). Agora, a exposição que chega a Portugal terá murais ao ar livre pintados pela artista galega Lula Goce e pelo artista português Daniel Eime, que interagem estabelecendo uma conversa artística. Os murais serão pintados em locais visíveis, tais como fachadas ou pontes, sendo que as paragens no lado espanhol são Tui, O Porriño, Pontevedra, Caldas de Reis e Padrón.

Os artistas destes murais são nove pessoas com histórias ligadas ao Caminho, à tradição e à terra, e com todas as dificuldades que enfrentaram.

Nas proximidades de cada mural será colocado um marco, com informação detalhada sobre cada pessoa retratada.

Na vila de Ponte de Lima, o artista português Daniel Eime, reconhecido pelas obras em stencil, fez uma homenagem ao fotógrafo Amândio de Sousa. O fotógrafo que retrata Ponte de Lima há mais de quarenta anos, e que conhece todos os cantos e encantos desta vila, com especial atenção aos monumentos e espaços verdes da Vila.

Em Barcelos, o mural da artista galega Lula Goce retrata os irmãos Baraça, que mantêm a tradição da criação do figurado do Galo de Barcelos. Os irmãos Baraça são a última geração da Família Baraça, a família mais tradicional do figurado de Barcelos, que começou com a sua avó Ana Baraça, uma oleira da região que se caracterizou pelas figuras coloridas e foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

Foto: Ana Pinto via facebook

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.